terça-feira, 17 de junho de 2014

O IMPORTANTE NÃO É TER TUDO É VALORIZAR O QUE SE TEM.

Um grupo de empresários bem sucedidos reunia-se periodicamente, trocando experiências e recordando o passado. Numa oportunidade resolveram visitar um velho professor que marcara gerações inteiras. O luar iluminava a noite gelada e a lareira garantia um ambiente agradável na casa. Foram recordados tempos felizes, episódios humorísticos e preocupações em relação ao futuro. No final, o professor ofereceu um chocolate. Trouxe da cozinha uma grande vasilha com chocolate quente, juntamente com uma bandeja cheia de xícaras. Nem todas eram iguais. Algumas eram requintadas, de porcelana, outras de vidro, outras ainda de cristal, ao lado de outras muito simples e baratas. Cada um escolheu a preferida.
Com o bom senso e a doçura acumulados na vida, o professor observou que haviam sido escolhidas as melhores xícaras e deixadas de lado as mais simples. Pela lógica, cada um escolheu a melhor, mas a xícara nada acrescentou ao produto. E exemplificou: a vida é o chocolate quente, as xícaras são apenas uma mediação e nada acrescentam. Porém, muitas vezes na vida, esquecemos o chocolate e nos concentramos na xícara. Esquecemos o conteúdo e ficamos na aparência. A vida fornece o chocolate, a xícara é escolha de cada um.
As pessoas felizes não têm o melhor em tudo, mas valorizam o que possuem. Fazem o melhor com o que a vida lhes deu. Existem aquelas que esquecem de valorizar o chocolate, preocupadas com a xícara do vizinho, que parece mais bonita que a sua. Vivendo na superficialidade, perdem o foco: valorizam a xícara e dão pouco valor ao conteúdo.
A imprensa, recentemente, deu grande destaque aos atos secretos do Senado. Foram decretos e nomeações que não deveriam aparecer. Com isso, os representantes do povo podiam ostentar invejável padrão ético, sem mostrar as intenções escusas. Existem muitas maneiras de esconder a verdade. Pode-se mentir por palavras ou pelas ações. A pior mentira é aquela que se traduz em atitudes. Esconder a verdade também é mentir.
Nos aviões existe a caixa preta, onde são registrados, fielmente, os minutos que antecedem a um desastre. Cada um de nós carrega uma caixa preta - a consciência - onde é registrado tudo que fazemos. Não aquilo que aparentamos, mas as motivações que nos fazem agir. Não a xícara, mas o chocolate.
Mentir é sempre perigoso. Primeiramente queremos enganar aos outros, depois enganamos a nós mesmos. E acabamos por nos tornar escravos, reféns da própria mentira. E uma mentira exige sempre outra mentira para cobrir a retaguarda. O Evangelho nos lembra que somente a verdade nos libertará . Os heróis e os santos são pessoas que escolheram a xícara mais simples e valorizaram o chocolate quente, o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário