sexta-feira, 30 de maio de 2014

VOLTANDO AO PÓ

No Paquistão se esconde um paraíso onde ninguém envelhece e todos vivem felizes. Situado no Vale do Hunza, a 2.438 metros de altitude, o famoso paraíso atende pelo nome de Karimabad ou Shangrilá. Isolada pelo Himalaia, a localidade exibe uma natureza quase intocada, sem poluição e cercada por montanhas de neves eternas. Foi cenário do romance Horizontes Perdidos do escritor norte-americano James Hilton. Ele ajudou a criar o mito sobre a juventude e felicidade eternas.
A Fonte da Juventude aparece em muitas lendas antigas, com diferentes versões. Uma delas sustenta que se situa no Ártico. Os que nela se banharem, em noite de luar, se manterão jovens para sempre. Os descobridores espanhóis, além do ouro, procuravam a famosa Fonte. Alguns garantem que ela se situa numa misteriosa ilha, ainda não descoberta pelo homem. O filme Piratas do Caribe apresenta até um mapa que pode guiar ao local.
A juventude eterna situa-se entre as utopias humanas. Adão, no paraíso, apostou no fruto proibido, que poderia colocá-lo acima das limitações humanas.
Na realidade, não fomos feitos para morrer. A morte, com seus subprodutos - velhice, doença, frustrações - entrou na Criação pelo pecado. Os poetas falam de anjos caídos, com saudades do céu.
Sonhos à parte, desde que nascemos, caminhamos para a finitude.
Porém, existem dentro de nós duas dimensões distintas. O físico, depois da exuberância, da juventude, começa a sentir acentuadas perdas e volta ao pó. No fim a morte sempre triunfa, admitia Stalin. Mas a dimensão espiritual não termina. Ela vai se fortalecendo aos poucos e acaba mergulhando na eternidade, uma dimensão que estamos construindo agora, para viver depois.
Independente dos paraísos e fontes milagrosas, o homem pode e deve construir sua felicidade permanente. E mesmo, de alguma maneira, pode continuar jovem, apesar dos anos, dos cabelos brancos e das rugas. A fonte da juventude e da felicidade está dentro de nós. Deus nos fez para a felicidade. Ele quer seus filhos e filhas felizes. E nos indica o caminho para isso. Ele mesmo é o Caminho. Santo Agostinho, após ter procurado o segredo da felicidade, escreveu: “Fizeste-nos para ti, ó Deus, e nosso coração só ficará feliz em Ti”.
De resto, uma vida sadia, uma vida de qualidade total, garante um elevado nível de saúde e felicidade. Ter um ideal, partilhar da vida, apostar em coisas novas, deixar-se conduzir pelo entusiasmo são condições de juventude, em qualquer idade. É possível ser jovem aos 80 ou ser velho aos 18 anos. A fonte da juventude e da felicidade existe; ela está dentro de nós, em nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário