quarta-feira, 2 de agosto de 2017

ECOS DA ETERNIDADE

Resultado de imagem para ecos da eternidade

A tecnologia tem acelerado e implementado muitas mudanças. O mundo passou a desconhecer distâncias e determinou a instantaneidade como novo modo de interação. Isto significa que, ao mesmo tempo, em todos os recantos do planeta, todos poderão acessar algum meio para saber o que está acontecendo naquele momento. A velocidade definirá a qualidade e a intensidade das relações humanas. Há, no entanto, uma complexidade que pode até dificultar a compreensão, mas é certo que não será possível retroceder. Por outro lado, a humanidade terá que se reinventar para continuar acreditando e defendendo os valores que dignificam a vida. Os diversos pontos de vista devem ser respeitados. Há ganhos e perdas. Porém, o desafio parece residir na capacidade de assimilar o novo, sem perder o essencial.

Num dia desses, ao acessar as redes sociais, tomei conhecimento de um fato triste que continha, nas entrelinhas, um testemunho de vida e de fé de um valor sem igual. Eu poderia ter ficado apenas com os detalhes, que normalmente emocionam e entristecem, mas optei por guardar aquelas palavras que jamais serão esquecidas pelos familiares e amigos da vítima. Em Londres, um antigo prédio de 27 andares incendiou. As ruínas foram de grandes proporções. Num dos apartamentos residia um jovem casal. Quando as chamas se tornaram incontroláveis, diante do perigo, a jovem italiana, resolveu telefonar para sua mãe. Relatou o que estava acontecendo e da impossibilidade de sair do prédio. Não sabia se seria socorrida em tempo. Mesmo assim, conservou a calma e disse: “Mãe, obrigada por tudo o que você fez por mim. Estou indo. Morro mas vou viver. Eu te ajudarei lá do céu.”

Apesar do trágico fim, aquela mãe, numa entrevista, além das lágrimas e da intensidade da dor, falou do consolo que sentia em recordar as últimas palavras da filha. Não imaginava que ela tivesse uma fé tão profunda, ao ponto de expressar que iria para o céu e que faria pela mãe um pouco do muito que a mãe fez por ela. De uma forma mais discreta ou diversificada, os jovens carregam consigo a fé. Os próximos tempos, apesar de todos os avanços e contradições, serão de muita espiritualidade. Há uma redescoberta da oração, da vivência religiosa e da prática da caridade. Talvez os formatos do ontem não encontrem espaços na atualidade, mas outras formas de cultivo da transcendência serão multiplicadas. As chamas daquele velho prédio não serão esquecidas. Porém, as últimas palavras daquela jovem farão eco até a eternidade. Ainda bem que há algo que não morre. O céu é a certeza de que vale a pena continuar, apesar de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário