quarta-feira, 3 de maio de 2017

AS CORES DO OUTONO

O outono é simplesmente inspirador. Todos os anos, um sentimento de admiração invade meu ser. Impossível descrever, mas as árvores de folhas avermelhadas dão um toque especial e inspiram sentimentos diversos, inexplicáveis. Sinto vontade de expressar em palavras minha alegria outonal, mesmo que, em outros momentos, eu já tenha me referido à estação das folhas que trocam de cor e caem. O outono não se esgota em poucas frases e vocábulos. Não precisa ser explicado, mas não pode passar despercebido. Os olhos abrem as janelas do coração para que a beleza seja contemplada e a vida transformada.

Tenho a impressão que os seres humanos também trocam de ‘cor’. Os próprios cabelos comprovam que é possível mudar de tonalidade. Refiro-me, porém, a outros tons, para além do couro cabeludo. A maturidade tem um colorido muito especial. Os gestos, as palavras e as decisões são de matizes avermelhadas, numa harmonia sem igual. Não sei explicar, mas há uma relação entre o outono e a maturidade. Se as folhas caem é porque alcançaram o necessário amadurecimento. Porém, assim como o outono esconde discretamente, nas suas profundezas, a primavera e as outras estações, a maturidade resguarda harmoniosamente, dentro de si, o florescimento de um novo jeito de olhar os fatos e os acontecimentos, uma postura diferenciada diante dos problemas sem solução.

Num tempo de tantas mudanças, de insistente consumo, é importante que o outono da maturidade seja portador de serenidade e de harmonia. As solicitações aumentam a cada dia, os compromissos se multiplicam, as preocupações alcançam proporções imensuráveis e a vida suspira humildemente por um pouco mais de paz. Assim como algumas folhas são levadas pelo vento impetuoso, que o orgulho se perca em distâncias jamais alcançadas; que o desânimo se desprenda para deixar espaço à esperança. Há uma primavera batendo à porta do coração. Que seja dada permissão para que ela adentre e ocupe os melhores espaços existenciais. Enquanto isso continuo contemplando as folhas avermelhadas de mais um outono, que muda paisagens e que resgata muitos sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário