sábado, 13 de junho de 2015

TUDO TEM UM TUDO.

Andei descobrindo que tudo na vida é encantar-se. Estar encantado é deixar-se possuir pela realidade que estamos contemplando, pela música que estamos escutando, pela pessoa com quem estamos conversando.
Encantar-se é esquecer-se para penetrar na realidade e nos fatos que estão diante de nós. É deixar de ser o centro de nós mesmos para que outro centro vá nos possuindo.
Estudei filosofia e me comunicaram que estudar filosofia é deixar-se encantar. Que todos os grandes filósofos e cientistas assim se tornaram porque se deixaram encantar por aquilo que se propuseram e pelo sonho que viam poder realizar.
Estudei teologia e me ensinaram que estudar teologia é encantar-se pelas coisas de Deus, que todos os santos se realizaram como santos porque se deixaram encantar por Deus e por tudo aquilo que manifesta Deus.
Assim fui aprendendo a me encantar. Apenas despertando para isso. Mas percebo que é o único caminho que satisfaz. É o único caminho que exercita para a liberdade. É o caminho do deixar-se possuir em vez de possuir. As pessoas de nossa sociedade não conseguem entender esse caminho pelo simples fato de que se deixam aprisionar pelo consumismo e pelo materialismo, pelo desejo de fama e de aparecer.
Estou descobrindo - outras pessoas já descobriram muito antes - que o desrespeito pela mãe e irmã terra se dá pela falta de encantamento. A flor já não vale pela beleza, pelo encantar-se pela sua beleza, mas pelo lucro que ela fornece. O pássaro faz pouca gente parar para escutar seu canto. Ele vale como comércio. Por isso existe o comércio dos pássaros. Não se planta um pinhão, que somente dará retorno daqui a vinte anos. É preferível plantar eucaliptos, que em poucos anos estarão respondendo à fome de lucro. Por mais que se fale em proteção de nossa terra, em não poluir as águas, em não colocar veneno na plantação, em não poluir o ar, a resposta é mínima. A pessoa materialista não fica sensibilizada com essas propostas. Em seu coração não há o encantamento, mas o desejo de ter e desfrutar o máximo em pouco tempo.
A pressa é resultado de quem não se encanta. Para encantar-se é preciso parar. É preciso ir devagar. Nenhum passageiro irá ver os pormenores das beiradas das estradas andando a cem por hora. E as pessoas, com vontade de tudo fazer e ter, correm a mais de cem por hora no dia-a-dia, chegando no final da jornada cansadas e chateadas.
Canta o poeta: “vou devagar porque tenho pressa”. Encantar-se é dar-se tempo para sentir o gosto da comida e do vinho. É sentar-se para saborear um livro ou um jornal. É dar-se tempo para uma caminhada e um conversa com as pessoas amigas. É sentar-se para tomar na mão as ações que se praticou, as emoções que se viveu, os encontros que se realizou. Encantar-se é perceber que neste universo - e mais ainda nesta terra - tudo tem seu sentido e sua beleza. Nada é por nada. Tudo tem um tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário