quarta-feira, 3 de junho de 2015

LIBERDADE UM ASSUNTO VASTO, RICO E COMPLEXO.

Liberdade é assunto tão vasto, rico e complexo quanto o que representa na vida e para a vida das pessoas e da sociedade. Liberdade é uma questão básica que interessa a cada pessoa e toda a humanidade. Não é assunto só de ontem. Continua sendo de hoje e de sempre. Podemos dizer que a liberdade movimenta a história humana, tanto para o lado esperançoso quanto para o lado trágico.

A liberdade, como uma dimensão fundamental da pessoa, é um dos valores irrenunciáveis. Por ser uma dimensão sempre ameaçada e difícil de ser entendida e vivida, parece aumentar sempre mais a sensibilidade a tudo o que se refere à liberdade. O processo de autêntica libertação tornou-se o eixo central do empenho educativo, o tema diante do qual se confrontam os vários movimentos sociopolíticos, as ideologias e a religião.
De modo muito visível, especialmente entre os jovens, percebe-se o crescente desejo de um ambiente de espontaneidade e liberdade, reduzindo sempre mais os limites colocados à sua autonomia. Hoje busca-se com ansiedade o “tudo permitido”, a sensação das portas escancaradas e do aproveitamento máximo do momento. Junto a isso nota-se também a sensação do aumento de insegurança generalizada.
Com o ímpeto de buscar a liberdade facilmente se substitui o ideal de vida por ilusões provisórias, desgastando energias que deveriam ser investidas num projeto de vida e liberdade responsável. O certo é que não se pode viver sem liberdade. Se uma porta se fecha, tenta-se abrir uma outra. Se um caminho é barrado, busca-se outro ou se faz um atalho.
Não faltam provas de que a liberdade é uma força irresistível, tanto para a vida quanto para a morte. Basta ver as rebeliões contra as ditaduras, as ondas de violência e até mesmo a fuga no mundo das drogas. Diante de tão grande empreendimento que é o acontecer da liberdade surgem perguntas como estas:
- O que é mesmo a liberdade e qual o seu verdadeiro dinamismo?
- Como tornar-se verdadeiramente livres em nossos dias?
- Que forma de liberdade nos é oferecida, hoje?
- Que processo de libertação é o mais autêntico para nos tornar pessoas livres?
- Como tomar consciência das novas escravidões emergentes?
- Qual a proposta cristã de liberdade e como é possível torná-la conhecida?
Porque todos queremos ser livres, creio que vale a pena dar uma olhada a esta dimensão básica de nosso viver e de nossa convivência. Sendo assim, passaremos a dedicar alguns espaços “no coração da vida” para pensar juntos a liberdade.
Penso não ser demais pedir que o(a) leitor(a), ajude a fazer um caminho de sintonia e atenção diante dessa realidade tão sagrada e complexa
que é o dinamismo da liberdade. Entender-se
como seres livres, viver a liberdade e tornar-se livres é o empreendimento mais digno e permanente de nossa existência.
Conscientes de que nossa vida é única, irrepetível e intransferível, confirmaremos o amor para  nós mesmos ao darmos o merecido valor à liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário