sexta-feira, 19 de junho de 2015

A SABEDORIA QUE NASCE DO CORAÇÃO.

Enriquecido pela experiência dos anos, um velho barqueiro transportava eventuais passageiros, de um lado para outro de um rio, largo e caudaloso. Numa das viagens transportou um advogado e uma professora. Acostumado a falar muito, o advogado perguntou ao barqueiro se ele conhecia as leis. E diante da negativa, afirmou: que pena, você perdeu metade da vida.
A professora, não querendo ficar para trás, quis saber se o barqueiro sabia ler e escrever, se conhecia história e geografia. Mais uma vez o barqueiro disse que nunca frequentara qualquer escola. Nesse caso, comentou a professora, está perdendo a metade da vida. Nisto veio uma onda maior e o barco foi lançado num redemoinho. Foi a vez do barqueiro perguntar, aflito: vocês sabem nadar? Ambos, apavorados, disseram que não. Neste caso, avisou o velho barqueiro, vocês estão correndo o risco de perder toda a vida. Porém, nadando com bravura, ele conseguiu salvar os dois de morrerem afogados.
São muitas as versões desta história antiga, mas a conclusão é sempre a mesma. O saudoso Paulo Freire dizia: “Não há saber maior ou menor; há saberes diferentes”. Cada um tem seu saber. E a vida é a maior de todas as universidades para quem quiser aprender.
Dezenas de diplomas não tornam ninguém sábio. Existe uma sabedoria que nasce do coração. Aquele que serve é o mais sábio de todos. O saber é importante, mas precisa ser direcionado. São Francisco de Assis permitiu que seus frades estudassem, não para dominar, mas para servir. “Saber mais para amar mais”, completava o santo.
Jesus foi excelente orador, mas nada deixou escrito. Ele falava em parábolas para que todos pudessem entender. Mais: evitava as sinagogas, dominadas pelos doutores e mestres da lei. Ele preferia os caminhos onde doutrinava as pessoas simples, falando dos lírios, dos trigais, dos pássaros, do pastor que procura a ovelha, do fermento que acaba por contagiar toda a massa.
Vivemos hoje a Sociedade do Saber. O poder concentra-se nas mãos daqueles que mais sabem e muitas vezes usam em proveito próprio o conhecimento. O saber é importante, mas o serviço é muito maior. Há doutores formados em universidades, há iluminados pela escola da vida. E o Evangelho garante: Deus revela sua sabedoria aos pequenos e humildes  e a esconde dos orgulhosos. E a história guarda com encanto e admiração homens e mulheres simples, numa certa ótica ignorantes, e deixa de lado sábios e autossuficientes. E a fé, o dom mais precioso, não brota dos livros, mas do coração visitado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário