quinta-feira, 31 de julho de 2014

"O UNIVERSO É UM RELÓGIO..."

Um senhor, cabelos brancos, aproximadamente 70 anos, viajava de trem, com um livro na mão. Um jovem universitário, ao seu lado, sem cerimônia, interrompeu a leitura. E questionou: o senhor ainda acredita neste livro, cheio de crendices e fábulas? O senhor respondeu: é a Bíblia Sagrada, estou lendo o Evangelho de Marcos. Trata-se da Palavra de Deus. Estou errado? Claro que está, é algo completamente superado. A ciência sepultou a religião, Deus é uma teoria inútil e abandonada.
E continuou o jovem universitário: o senhor deveria estudar história e alguma coisa de ciência. A Revolução Francesa, há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda acreditam em Deus. E do alto de sua pretensa sabedoria, o jovem continuou: a Bíblia, por exemplo, diz que Deus criou o mundo em seis dias, coisa ridícula! Nossos cientistas têm a palavra final, a luz da ciência expulsou as trevas da ignorância e das crendices religiosas.
O universitário desculpou-se por não poder continuar a lição: vou descer na próxima parada, mas gostaria que me deixasse seu endereço e eu enviarei, com urgência, amplo material sobre o assunto. O senhor procurou no bolso um cartão e o entregou ao jovem, que o leu e ficou vermelho de vergonha. O cartão dizia: “Louis Pasteur - Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade da França”.
O fato é verídico, aconteceu em 1892, e figura na biografia do grande cientista francês. De resto, Pasteur tinha uma certeza, que proclamava aos alunos: “A pouca ciência afasta de Deus, mas, a muita (ciência) nos aproxima dele”.
A fé é uma graça e não depende da sabedoria humana. A Igreja venera pessoas simples, ignorantes até, mas que brilharam intensamente, mas venera também gênios da sabedoria humana que tiveram uma fé profunda. Homens de fé marcaram profundamente a história humana. São Francisco de Assis foi escolhido como a maior figura do segundo milênio. A galeria dos homens e mulheres de fé é muito grande: Dante Alighieri, Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Cristóvão Colombo, Tomás de Aquino, Guglielmo Marconi,Catarina de Sena, Gabriela Mistral e tantos outros.
O mito de que a ciência aposentaria Deus, como inútil, ruiu fragorosamente. Nunca a humanidade sentiu tanto a necessidade de Deus quanto hoje. A religiosidade, possivelmente, seja a maior de todas as megatendências deste início do Terceiro Milênio.
Ciência e fé caminham juntas. Max Planck, o grande físico alemão, dizia: para o crente Deus está no começo, para o físico Deus está no ponto de chegada de suas reflexões. E Werner von Braun, físico alemão-norte americano, o pai dos satélites artificiais, garantia: ciência e religião são irmãs. E continuava: a cada descoberta científica nos assombramos diante dos esplendores da Criação. Até o insuspeito Voltaire precisou admitir: “O universo é um relógio, não posso admitir a existência de um relógio sem que haja o relojoeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário