quarta-feira, 7 de abril de 2010

O DESAFIO: VIVER COMO PESSOAS INTEIRAS

Quem não cultivou os valores espirituais será frustrado. Viverá no tédio e na sensação de ser um inútil. Para ser pessoa inteira tem que viver o mundo do trabalho e o mundo do lazer, da leitura gratuita e da convivência fraterna.
Nosso mundo é marcado pela valorização demasiada do corpo. Só aparece em televisão quem tem corpo lindo, escultural. As clínicas de emagrecimento, de plástica, de massagem faturam como nunca. O corpo atlético é admirado por todos. Busca-se o prazer do corpo de todas as formas.
Mas o ser humano não é só corpo. É corpo e mente. Uma pessoa sem o cultivo da mente é uma pessoa deficiente. E há muitos deficientes em um corpo bonito.
Nosso mundo é marcado pela ciência e técnica. Mas a ciência e a técnica não salvam ninguém. Ajudam, mas em si mesmas são frias. Não têm sentimento e emoção.
O homem inteiro é aquele que sabe colocar coração, sentimento neste mundo técnico. Ninguém é frio e mecânico como o computador ou o robô.
Estamos desafiados a viver como pessoas inteiras. Pessoas que vivem todos os aspectos da vida. Só assim haverá realização humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário