quarta-feira, 14 de abril de 2010

ILHA DISPUTADA POR DOIS PAÍSES DESAPARECE.

As consequências do aquecimento do planeta já começam a se tornar evidentes. Fotos recentes de satélite indicam que uma ilha disputada pela Índia e por Bangladesh, no Oceano Índico, desapareceu sob as águas. O território, no Golfo de Bengala, era conhecido como Ilha New Moore pelos indianos e chamado de Talpatti do Sul pelos bengaleses.
De acordo com cientistas da Escola de Estudos Oceanográficos da Universidade Jadavpur, de Calcutá, Índia, a causa do sumiço da ilha foi o aumento do nível do mar, provocado pelo degelo, um dos efeitos do aquecimento global. O local, com uma área de cerca de 10 km², não era habitado de forma permanente e nunca ficou mais do que dois metros acima do nível do mar. No passado, a ilha foi visitada por cargueiros indianos e a Força de Segurança da Fronteira enviou um contingente de forma temporária à ilha, devido à disputa territorial com Bangladesh.
Estudos do professor Sugata Hazra, da Universidade de Jadavpur, revelaram que os níveis do mar nesta região do Golfo de Bengala subiram muito mais rápido na última década do que nos 15 anos anteriores. O pesquisador prevê que, na próxima década, outras ilhas do arquipélago de Sunderbans também vão desaparecer debaixo d'água. Há pelo menos mais 10 em risco de submersão na região.
Em 1996, a ilha de Lohachara afundou, forçando seus habitantes a mudar-se para o continente. Além disso, metade de uma terceira ilha, Ghoramara, também está debaixo d'água.
O aquecimento global pôs fim a uma disputa diplomática que se estendia por quase três décadas. Desde os anos 80, Índia e Bangladesh brigavam pela posse do território. Porém, a demarcação da fronteira marítima, bem como a determinação de quem controla as ilhas restantes, ainda é motivo de discórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário