quarta-feira, 28 de abril de 2010

ENDIVIDADOS! É ASSIM QUE ESTÃO OS JOVENS BRASILEIROS.

As inúmeras opções de crédito oferecidas pelos bancos incentivam os jovens a tornarem mais comum o hábito de comprar primeiro e pagar depois. Segundo pesquisa da Credicard Itaú, 20% dos cartões de crédito do Brasil estão nas mãos de jovens de 18 a 29 anos. Muitos se veem em apuros na hora de pagar as contas: mais de 43% dos endividados têm até 30 anos de idade e, de acordo com a Telecheques, esse público representa também quase metade das assinaturas de cheques sem fundo no País.


Para o educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, a facilidade de crédito associado ao marketing publicitário compõe um cenário perigoso para os jovens. "Isso faz com que as pessoas comprem coisas que não querem com dinheiro que não possuem", afirma. Soma-se a isso a inexperiência no trato com o dinheiro e a falta de educação financeira tanto em casa, quanto na escola. "A família é fundamental, ela é o principal exemplo que o jovem irá seguir, além disso, é importante também a inclusão da educação financeira na proposta educacional das escolas", defende Domingos. Segundo o especialista em finanças Gustavo Cerbasi, o consumo impulsivo é também uma das principais razões para o endividamento dos mais jovens. Para ele, é uma questão de conscientização: "Um jovem só entra no vermelho se quiser, uma vez que pode fazer escolhas sobre um orçamento que é só seu", afirma.

Planejar é o caminho

Para Cerbasi o segredo é planejar, "colocar tudo na ponta do lápis ao menos uma vez por mês e pensar dez vezes antes de parcelar qualquer compra - afinal, é aí que começa o problema". Comprar tudo à vista é uma saída. Isso evita a tentação do crédito, e o jovem só gasta o dinheiro que, realmente, tiver no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário