quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

QUANDO SE TEM A MENTE ABERTA.

Um dos males que ameaçam subliminarmente nosso dia a dia é o risco da rotina. Popularmente fala-se da “mesmice”. Nada é relevante, tudo é igual. Vai-se vivendo. E assim passam as horas, os dias, os anos e a vida. Esse tipo de conformismo leva tantas pessoas a se arrastarem por um caminho que não oferece nem luzes, nem esperanças, nem horizontes.

O pior risco da rotina não é parar, pois quem deixa a vida estacionar na rotina só tem a regredir. Vida que parou dá para trás. Mas se há este perigo natural, que pode abater qualquer um de nós, existe um outro lado, o da capacidade de reagir. Os conformistas sentam à sombra de uma existência rotineira. Os inconformistas reagem, levantam-se e, antes de enfrentar os desafios, enfrentam a si mesmos, pois dentro de nós mora um inimigo em potencial.

Reagir é uma das atitudes mais dignas. Evidentemente, me refiro à reação diante da rotina da vida. Nada a ver com as reações impulsivas e agressivas diante de fatos ou pessoas. Para acontecer uma reação positiva, capaz de enfrentar a rotina e conferir dinamismo novo à vida, não bastam os recursos próprios da vontade e a liberação de bons desejos. Necessitamos contar também com os incentivos que vêm das pessoas e, acima de tudo, de Deus, do sobrenatural. Só ao natural não se consegue fazer acontecer uma reação de plenitude.

Sempre nos ajuda quando lembramos que cada momento da vida é único, o dia de hoje não se repete, cada ação que faço não tem igual. Tudo é novo e sempre novo para quem acolhe um pouco de eternidade nos pequenos espaços do tempo da vida de cada dia.

 “O contexto social em que vocês estão inseridos, às vezes, sofre o peso da mediocridade e do tédio. Não é necessário se resignar à monotonia da vida cotidiana, mas cultivar grandes projetos, ir além do comum: não lhes deixem roubar o entusiasmo! Será um erro também deixar-se aprisionar pelo pensamento fraco e pelo pensamento uniforme”.

Essa exortação vale para todos. Quando temos uma mente aberta, o pensamento flui fecundo e criativo. Somos chamados a aprender e nos deixar iluminar pelo bem, pela verdade e pela beleza. Um dos cuidados para não cairmos na rotina é também não nos deixarmos arrastar pela opinião dominante, não nos deixarmos condicionar pela maioria. Às vezes precisamos ter a coragem de remar contra a corrente para escolher a medida alta de um viver digno e esperançoso.

Tantas vezes, por conveniência ou até por questão de sobrevivência, há pessoas com imenso potencial para alcançar a medida alta da vida e da fé, mas terminam se nivelando por baixo e sufocando suas maiores aspirações. Cada dia que passa se faz mais necessário reagir em nome da dignidade e com a sempre possível força da fé, da esperança e do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário