terça-feira, 31 de janeiro de 2017

MANA MARLI, PARA VOCE.

Na vida, todos somos aprendizes. O aprendizado não é igual para todos. Há os que repetem os erros, outros, mais inteligentes, procuram aprender com os erros dos outros. A pior nota fica com aqueles que se recusam a reconhecer os próprios erros. E para isso procuram sempre culpados para as próprias falhas. Grande parte de nossa vida transcorre no cotidiano. Logicamente, nossa felicidade, nossa realização e nosso sucesso passam pelo dia a dia. Ou seja, pelas pequenas coisas. Aposte nestas pequenas coisas.

01 – Domine sua língua. Diga sempre menos do que pensa. Sobretudo, não diga coisas amargas e não fale nos momentos de irritação. Os antigos aconselhavam, na hora da irritação, contar até 100 antes de falar.

02 – Pense antes de fazer uma promessa, sobretudo na vida familiar. Uma vez feita, mantenha a palavra, mesmo sendo tarefa difícil.

03 – Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma palavra agradável à pessoa ou a respeito dela. Deixe que os outros sintam a ternura que existe em você. Isto vale também para o homem. Não guarde o carinho para as grandes ocasiões. O amor se revela também nos pequenos gestos.

04 – Interesse-se pelos outros, pelas suas ocupações, pelo seu bem-estar, pela sua família. É importante que os outros percebam que você está mesmo interessado neles. Evite começar a frase com o pronome pessoal eu. É importante que o foco esteja sempre na outra pessoa.

05 – Mantenha o bom humor e a alegria mesmo quando as coisas não vão bem. O coração é seu, pode chorar, mas o rosto pertence aos demais e você deve sorrir. Quando errar, com toda a tranquilidade, admita que errou. Afinal, você é humano.

06 – Conserve a mente aberta para todas as questões. Tente perceber o alcance das novas ideias. Diante de uma proposta nova, admita para você mesmo: talvez ele tenha razão. Existem sempre alternativas novas. A humanidade ainda não descobriu tudo o que tinha de descobrir.

07 – Recuse-se falar das falhas, reais ou aparentes, dos outros. Procure falar apenas coisas boas dos outros e da vida. Com elegância, tente desviar conversas que diminuem as pessoas. Abelha e vespa sugam a mesma flor, mas somente a abelha produz mel.

08 – Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos, ironias e críticas podem magoar. Não faça ou não diga aos outros o que você não gostaria que os outros fizessem ou dissessem de você. São Paulo aconselhava: alegrar-se com os que estão alegres e chorar com os que choram.

09 – Não deixe que as críticas o derrotem. Quando ocorrerem, procure ver o que existe de real e não deixe que a amargura tome conte de seu espírito. A crítica pode mostrar seus pontos fracos e, neste sentido, ela trabalha a favor de você. A vida é curta demais para ser preenchida com amarguras.

10 –Jamais descreia do amor. Existem dois grandes mandamentos: amar a Deus e amar o próximo. O caminho da felicidade passa por aí. Há mil maneiras de amar o próximo, mas uma só maneira de amar a Deus: amando o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário