sábado, 14 de janeiro de 2017

JAMAIS CANSAR DE FAZER O BEM



A vida  sempre foi pautada por horários definidos. A reflexão é o espaço onde o dia é acolhido e ofertado. Uma tradição bem distante da disciplina, nada de rigidez, pois o amor é a inspiração que faz subir aos céus as preces de gratidão e de comunhão. A dedicação e o carinho  tornam de praxe que as orquídeas recebidas são preferencialmente colocadas em local de destaque. Nestes dias de início de um novo ano, entre uma meditação e outra, o olhar alcançou a orquídea presenteada por ocasião do meu aniversário, ainda no mês de abril. Algo incrível: algumas flores continuam lá, apesar do tempo decorrido. Novas flores surgiram, o ontem e o hoje continuam embelezados por essa maravilhosa orquídea.

Sem a intenção de ficar distraído durante a oração matinal, o pensamento percorreu outros horizontes. Impossível não ficar admirado diante daquela maravilhosa orquídea. Lembrei das mãos que a ofertaram. Pensei também na durabilidade das flores. Veio presente a capacidade de produzir novas flores. Pensei no ano que acabou de findar. Apesar de tudo, muitas flores foram colhidas. Alguns resumem diferentemente os dias, salientando que foram mais espinhos do que flores. Talvez não estivéssemos mais acostumados com exigências e carências. A abundância não prepara pessoas resistentes e resilientes.

A orquídea, com suas novas flores, inspira e desafia: independente da situação, é necessário continuar florescendo. Um novo ano é feito de 365 novas oportunidades. As condições externas nem sempre serão favoráveis, mesmo assim é importante não perder de vista a lição da orquídea: em qualquer situação, não deixar de florescer. Evidente que, em alguns momentos, as exigências superarão o ânimo e as próprias forças. Apesar de tudo, é possível continuar avançando, adaptando-se às circunstâncias adversas, realimentando a esperança, aberto às novas possibilidades. Em tempos de gigantesca complexidade, a criatividade deverá estar em contínuo movimento.

Voltando à reflexão, as preces resumem o desejo para este novo ano: ser como a orquídea, continuar florescendo e acreditando no melhor. Não desejar facilidades, mas pedir forças para ser capaz de colorir cada situação, principalmente quando o sofrimento for por demais insistente. Agradecer cada instante, saber viver com menos, sentir a alegria de viver, jamais cansar de fazer o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário