quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O GIRASSOL

O espetáculo se repete anualmente. Tudo começou quando, num ano desses, um senhor plantou, em forma de fileira, sementes de girassol. As plantinhas cresceram. Os girassóis deram um toque de jardim à horta bem cuidada e equilibradamente regada. Esses espaços conventuais, além de verduras e legumes, têm cheiro, verdadeiros perfumes naturais. Junto aos muros, uma variedade de chás emoldura os canteiros, exalando saúde. Além das hortaliças, há também ervas daninhas. Não tem horta sem algumas pestes, como são popularmente denominadas.

Os girassóis mereceram até registro fotográfico e postagem nas redes sociais. Depois disso, dei mais uma observada: a tonalidade amarela contrasta com o verde da vegetação. Nem pensar que os girassóis vão perder de vista o astro luminoso. O sol, porém, segue seu ritmo circular, verdadeira expressão de amor à terra. Não cansa de aparecer e desaparecer. Diariamente a claridade se despede, cedendo matematicamente espaço à escuridão. O cessar da luz traz a noite, que sugere o repouso, refazendo as energias. Tudo acontece numa perfeita sincronia, apesar das nuvens, que nem sempre têm direção.

O movimento dos girassóis é contínuo. São flores que não só embelezam como ensinam que não faz bem perder de vista a luz. O girassol faz jus ao nome que leva. Contemplando as belas plantas da horta, lembrei que a vida é verdadeiramente vida quando está em movimento, quando se deixa guiar por algo maior. Caminhando por este mundo é imprescindível ter uma direção a seguir. Além disso, a flexibilidade poderá ajustar posturas, harmonizar diferenças e reagrupar a esperança.

As pessoas deveriam ser parecidas com os girassóis. Talvez menos gente se perderia em alguns caminhos que não levam a lugar nenhum. Não basta estar em movimento, é necessário saber onde se quer chegar. Neste sentido, a espiritualidade sempre será um jeito criativo na descoberta do sentido da vida. É incrível como a fé permite uma profunda experiência de humanização. A transcendência reaviva a luminosidade, redimensiona os valores e confirma o quanto vale a pena viver. Os girassóis, com esse sol tão forte, vão secar. Um dos viventes guardará as sementes. No próximo ano, elas serão lançadas ao solo. Na horta novamente, outros girassóis florescerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário