quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A VIDA PRECISA DE ENDEREÇO

A vida precisa de endereço. A localização geográfica é imprescindível. Ter um endereço é estar situado, é ter dignidade por ter moradia. Para conseguir adquirir um endereço, muitos demoram quase a vida inteira. Outros, apesar de todas as lutas, só conseguem locar um endereço. Há também os que não se preocupam com endereço. Tempos atrás, visitei um humilde apartamento de uma senhora de 82 anos. A felicidade era tanta que chegou a exclamar: ‘pensei que iria morrer sem poder dizer essa é a minha casa!’ A realização era visível. Agora ela tinha um endereço definitivo. Os dias exigentes ficaram no passado, lembranças remotas.

Ter um lugar para morar faz parte daquelas necessidades que dignificam a vida. É uma questão de justiça social poder recolher-se num espaço que garanta espontaneidade e bem-estar. Quando alguém consegue um endereço, mais ou menos definitivo, a liberdade se expande, a serenidade se instala. É a realização de um sonho. Quase um privilégio, pois nem todos têm acesso à casa própria. Conquistar um lar deveria ser um direito universal. O fator econômico tem dificultado e até impedido tal sonho. Há tantos que se obrigam fazer da rua o seu único endereço.

Além de um endereço residencial, todos necessitam de um lugar no coração de alguém. Não pode ser um acampamento, a ser desfeito lá adiante. Deve ser um lugar onde o amor inspire proteção. Há tantas formas de amor: materno, filial, paterno, conjugal. O amor-amizade é um jeito leve e criativo de estar na existência de outra pessoa, sem ser hóspede. O amor transforma qualquer endereço num ponto turístico, numa obra encantadora, numa referência que dispensa qualquer descrição.

A convivência familiar é o endereço indicado para alcançar à vida o que existe de mais precioso: a felicidade. A vida se encontra nos laços da pertença, no abraço que acalenta, no vigor que garante as escolhas, nos aplausos que descortinam novos horizontes. Ter uma família como endereço é estar preparado para crescer, superar e celebrar. O que é sonhado nas dependências de um lar acaba alcançando a eternidade. Às vezes são miúdos detalhes, o suficiente, porém, para marcar a existência. Não importa a idade, a vida precisa de endereço para embalar a liberdade ao ponto de permitir sonoridade à espontaneidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário