domingo, 1 de fevereiro de 2015

NÃO PODEMOS ABANDONAR O SONHO DE UM MUNDO MELHOR.

Aconteceu que um dedicado professor, estando numa sala de aula tumultuada pelos jovens alunos, desejava passar os conteúdos da disciplina e não conseguia. Depois de algumas tentativas frustradas, quis chamar atenção e motivar os alunos e disse: “Jovens, o futuro do mundo está em vossas mãos!” No momento aconteceu um certo silêncio e um dos meninos gritou: “Por azar dele!” Às gargalhadas, todos saudaram o valente colega.
Um simples incidente ou brincadeira de sala de aula não pode ser critério de julgamento. Porém, não deixa de expressar um pouco a mentalidade de quem não pensa com responsabilidade o seu futuro e o futuro dos outros. Quando se cria um cinismo coletivo vão se corroendo as melhores esperanças. Quando se faz do sério uma brincadeira, a brincadeira pode causar um sério problema.
Não levar a sério a responsabilidade da história parece ser uma doença da humanidade. É mais fácil lamentar as consequências ruins dos fatos do que prevenir com determinação e combater as causas dos males que nos surpreendem.
Em 1983, o presidente do clube de Roma escreveu muito, em tom dramático e pessimista, sobre o futuro do mundo. Seu livro tinha como título: “O futuro em nossas mãos”. Foi acusado de profeta do mau agouro, porém, tudo o que afirmava foi acontecendo, como a grande crise econômica mundial, as epidemias, a decadência dos valores humanos, a corrupção política etc...
Presenciando um futuro de alto risco para a vida no planeta Terra; acompanhando os grandes avanços no campo da técnica e os recuos no campo da ética, um grande pensador ateu, antes da morte, disse: “Só um Deus pode salvar o futuro da humanidade”. Tal pronunciamento ressoou com espanto, sabendo que ele sempre se proclamara um descrente. Por qual razão teria chegado a elaborar essa conclusão?
Quem seria esse Deus? Certamente, o Deus em quem nós cremos pode salvar o futuro da humanidade. Porém, Ele não faz por nós o que a nós compete fazer. Deus é Pai, mas não paternalista. Ele acredita e ama a obra prima de sua criação que somos nós. Este Deus que salvará o futuro da humanidade não desiste de entregar o futuro em nossas mãos.
Para Deus, tudo o que fizermos de bom para favorecer a vida, tudo o que prepara, com responsabilidade, um futuro melhor, se torna um hino de louvor e reconhecimento. Não cremos num Deus ciumento do justo progresso humano. Quando nos tornamos parceiros d’Ele e vamos tecendo com fé e amor os bons dias da história, também vamos confirmando que só em Deus e com Deus se salvará o futuro da humanidade.
Diante do futuro que deverá continuar em nossas mãos, jamais poderemos renunciar ao direito de sonhar com um mundo melhor. Na caminhada da vida somos peregrinos da esperança, porque Deus colocou em nossos corações e no coração do mundo o princípio de toda a esperança: o Cristo Ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário