terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

HIPOCRESIA?

Com perdão do clichê, vale, portanto, recorrer a um velho ditado, o qual, por sinal, originou-se de uma passagem bíblica: "que atire a primeira pedra aquele que não tiver teto de vidro".

Mas ter teto de vidro não é vergonha alguma: somos animais dotados de subjetividade e sexualidade. Viver num plano cartesiano, em total acordo com regras é um desafio à própria natureza humana. Soma-se a isso o fato de o homem ocidental ser regido por uma moral cristã que lhe infunde um sentimento de culpa há séculos; sentimento este que ainda tem claras implicações sociais, como o lugar e conduta que a mulher deve ter socialmente.

Nelson Rodrigues dizia que se todos conhecessem as fantasias sexuais de cada um, ninguém se falaria na rua. Pode-se, porém, ir ainda mais longe: bastaria, talvez, que cada um soubesse o que todos fazem em sua intimidade; ou que todos lessem os pensamentos dos outros. Insustentável… Ou seja, o ser humano, a despeito de suas virtudes e qualidades, carrega consigo segredos "sujos", não necessariamente antiéticos ou que beiram a ilegalidade, mas simplesmente impossíveis de serem tolerados ou compartilhados socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário