sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SUA EMPRESA ESTÁ USANDO O TWITTER?

Empresas e marcas estão usando e abusando do Twitter. Mas é preciso inteligência e estratégia para não queimar seu filme e nem ficar mal visto no campo digital. A Internet Advertising Bureau (IAB), do Reino Unido, preparou um breve manual com 20 dicas, para você não se perder por aí.

- Pare e pense: por que usar o Twitter? É por que é a coisa a fazer ou por que vai acrescentar valor à sua estratégia de comunicação?

- Quais são os seus objetivos ao usar o microblog? Seja claro na sua estratégia a cada passo que der na rede.

- Não seja "sequestrado" no Twitter. Um consumidor apressado já pode estar usando uma conta com o seu nome ou de sua empresa. Reclame o seu espaço.

- Assegure que a comunicação seja correta, decente, honesta e confiável.

- Não exagere na quantidade de mensagens. As tradicionais regras para engajar o consumidor também se aplicam à rede.

- Dedique os recursos apropriados. O Twitter não é um trabalho para ser feito em apenas cinco minutos.

- Estabeleça o tom apropriado para a comunicação do seu produto e para a audiência. É a sua marca conversando com pessoas reais.

- Pense como vai medir o sucesso. O número de seguidores de sua marca será suficiente mesmo se os usuários não estiverem engajados na conversa?

- Seja rápido. O Twitter é imediato. Faça atualizações relevantes.

- Não aposte suas fichas nos tópicos populares.

- Se você quiser aumentar as vendas, deixe as coisas fáceis. Dê aos consumidores vouchers online e códigos de descontos.

- Se você tiver um produto, serviço ou incentivo específico que pretenda promover, crie uma conta separada.

- Tente responder as mensagens diretas, especialmente aquelas enviadas por usuários interessados em saber mais sobre você.

- Pergunte aos seus seguidores. Encoraje a interação.

- Abrace o "retweet". Se você encontrar um post que vai interessar aos seus seguidores, por que não recomendá-lo?

- Não tenha medo das críticas. Por que não contatar um tweeter infeliz diretamente e tentar resolver a questão?

- Monitore o que as pessoas dizem sobre você. Use ferramentas como o Tweetdeck ou Monniter regularmente.

- Encoraja interações offline.

- Promova a sua conta. Não espere que as pessoas o encontrem. Divulgue o fato de usar o Twitter.

- Sempre inove. Ter 100 seguidores é suficiente? Use sua imaginação para aumentar a lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário