Empresas e marcas estão usando e abusando do Twitter. Mas é preciso inteligência e estratégia para não queimar seu filme e nem ficar mal visto no campo digital. A Internet Advertising Bureau (IAB), do Reino Unido, preparou um breve manual com 20 dicas, para você não se perder por aí.
- Pare e pense: por que usar o Twitter? É por que é a coisa a fazer ou por que vai acrescentar valor à sua estratégia de comunicação?
- Quais são os seus objetivos ao usar o microblog? Seja claro na sua estratégia a cada passo que der na rede.
- Não seja "sequestrado" no Twitter. Um consumidor apressado já pode estar usando uma conta com o seu nome ou de sua empresa. Reclame o seu espaço.
- Assegure que a comunicação seja correta, decente, honesta e confiável.
- Não exagere na quantidade de mensagens. As tradicionais regras para engajar o consumidor também se aplicam à rede.
- Dedique os recursos apropriados. O Twitter não é um trabalho para ser feito em apenas cinco minutos.
- Estabeleça o tom apropriado para a comunicação do seu produto e para a audiência. É a sua marca conversando com pessoas reais.
- Pense como vai medir o sucesso. O número de seguidores de sua marca será suficiente mesmo se os usuários não estiverem engajados na conversa?
- Seja rápido. O Twitter é imediato. Faça atualizações relevantes.
- Não aposte suas fichas nos tópicos populares.
- Se você quiser aumentar as vendas, deixe as coisas fáceis. Dê aos consumidores vouchers online e códigos de descontos.
- Se você tiver um produto, serviço ou incentivo específico que pretenda promover, crie uma conta separada.
- Tente responder as mensagens diretas, especialmente aquelas enviadas por usuários interessados em saber mais sobre você.
- Pergunte aos seus seguidores. Encoraje a interação.
- Abrace o "retweet". Se você encontrar um post que vai interessar aos seus seguidores, por que não recomendá-lo?
- Não tenha medo das críticas. Por que não contatar um tweeter infeliz diretamente e tentar resolver a questão?
- Monitore o que as pessoas dizem sobre você. Use ferramentas como o Tweetdeck ou Monniter regularmente.
- Encoraja interações offline.
- Promova a sua conta. Não espere que as pessoas o encontrem. Divulgue o fato de usar o Twitter.
- Sempre inove. Ter 100 seguidores é suficiente? Use sua imaginação para aumentar a lista.
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