sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MUITA ADRENALINA NA FEINTECH/MAPIC



Horizontina vai sediar pela primeira vez, a Competição Baja SAE Brasil–Etapa Sul. Na sétima edição, a competição de engenharia será realizada dias 7 e 8 de novembro, durante a Feintech/Mapic. Serão 14 carros off road, projetados e construídos por estudantes de engenharia do Sul do País que serão submetidos a avaliações em provas estáticas e dinâmicas, por especialistas das principais indústrias da mobilidade do Brasil.


A competição, realizada no parque de eventos de Horizontina, será uma etapa preparatória para a tradicional Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, realizada anualmente em São Paulo com estudantes de quase todo o País.


Três estados – Para a competição em Horizontina três estados estão inscritos na Baja SAE BRASIL–Etapa Sul. Oito equipes são do Rio Grande do Sul, três de Santa Catarina e duas do Paraná. As 14 equipes representam 11 instituições de ensino superior dos três Estados


Para participar da competição, os cerca de 200 estudantes, de várias modalidades de engenharia, projetaram e construíram os Baja SAE, que devem ser capazes de atravessar terrenos acidentados e estarem de acordo com o regulamento da competição. Uma pista da categoria Jeep-Cross está sendo totalmente customizada para as provas, com extensão de 800m e largura de 4m a 8m.


As avaliações começam às 9h, com apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade. No domingo, os Baja SAE realizam prova de resistência, um enduro com duas horas de duração que termina às 14h. A cerimônia de encerramento e a premiação acontecerão às 15h30.


Os veículos
Baja SAE
são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e serem capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg, além de motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.


VII Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul


Dia 7 / sábado – apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade, das 9h às 19h.


Dia 8 / domingo – treino classificatório para o grid de largada, das 10h às 11h; e enduro de resistência das 12h às 14h. Premiação às 15h30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário