sábado, 17 de outubro de 2009

QUERIDOS PROFESSORES E MESTRES.

Sim, 15 DE OUTUBRO foi o dia dos professores. Data em que é difícil desviar de reportagens e abordagens que fujam do lugar-comum. E são dois basicamente: as homenagens e "o pouco a comemorar…" neste dia. Isso cansa, sabe? Meu filho é professor. Minha esposa tem uma filha que é professora. Então, meu cotidiano sempre foi permeado por essa fauna estranha, curiosa, interessante e envolvente que são os professores. Mas a gente não aprende só na escola. Aliás, é na sala de aula que a gente descobre que há professores e mestres. Os primeiros são importantes, cotidianos, ordinários, necessários. Já os mestres são mais raros, mais influentes, menos necessários, mas mais decisivos em nossas vidas. Continuo encontrando mestres por aí, por onde quer que eu ande. Mas alguns eu trago comigo: dona Ivoni – a professora da Escola Luterana" -, dona Rosinha - a mestra dedicada -, Guitz – uma influência e um exemplo– Pedro - uma admiração e uma amizade -, dona Claudete – que ensina a viver até hoje…Mais importante que homenagear é reconhecer;.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário