quinta-feira, 27 de julho de 2017

RETORNAR

Resultado de imagem para retornar
A trajetória humana é uma história em muitos capítulos, onde estão registrados encontros e desencontros, até que, num determinado momento, você descobre o sentido de viver e passa a ter convicções claras e posturas determinadas.

Foi mais ou menos isso que aconteceu com a cantora brasileira Elba Ramalho. Sua infância humilde foi marcada pela religiosidade. Sem titubear afirmou: ‘Nossa Senhora da Conceição era nosso farol e nossa guia.’ Mas depois veio a adolescência e a juventude.

Com o olhar perdido no infinito acrescentou: ‘liberdade demais acaba se tornando uma prisão. Passei por experiências difíceis e delicadas com drogas, com loucuras, exaltando sempre minha liberdade e meus direitos.’ Assim como acontece com a maioria, os anos foram passando e, como que num processo crescente, aos poucos, Elba Ramalho retonou aos ensinamentos da infância. Com uma alegria sem igual, afirmou: ‘um dia reencontrei Nossa Senhora de uma forma mística, bonita e profunda.

Através das suas mãos maternais e de seu sim, que representou a salvação do mundo, no mistério onde se encerra o mistério de nossa religião, que é a Trindade Santa, eu voltei a ser católica.’

Entre outros comentários, Elba Ramalho acrescentou: ‘quando eu vejo uma pessoa dizer que é católico não praticante, eu digo que não conheço essa religião onde se pode pertencer e não ser praticante.

O praticante conhece o evangelho, vai à missa, confia na misericórdia, segue os passos de Jesus.’ Já no final do bate-papo, a cantora emocionada acrescentou: ‘foi pela misericórdia de Jesus que eu fui resgata do peso dos meus pecados e, hoje, atuo no movimento pró-vida.’ Certamente muitos acabam se identificando com o relato de Elba Ramalho.

Não são poucos os que seguem outros caminhos, mesmo depois de uma infância estruturada em valores e atitudes coerentes. A liberdade proclamada em determinados meios e circunstâncias nem sempre liberta. Há tantos vivendo a ilusão de uma liberdade que não liberta, mas escraviza.

A história de vida de cada um pode ter tropeços, exageros, desacertos. A coragem de voltar faz com que todos os percalços sejam deixados para trás. Para além das limitações e dos erros está a possibilidade de reconstruir um novo itinerário, seguindo outro rumo. A vivência da fé pode ser o começo de muitas mudanças e de infinitas transformações.

Sempre é tempo de retornar à simplicidade e ao cultivo daqueles valores que transcendem o cotidiano. Porém, mudanças só acontecem a partir de convicções. A fé é capaz de relativizar o que não deu certo e mostrar outro caminho, repleto de possibilidades, feito de muita misericórdia. Sim, só o amor é capaz de proporcionar a verdadeira liberdade.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário