quarta-feira, 5 de julho de 2017

O BRASIL EM TESES

1 - O Papa é argentino e Deus não pode ser brasileiro, não depois que o Temer, aquele senhor que foi ao exterior para nos tornar menores, declarou que foi Deus que o colocou lá.

2- Hannan Arendt, um gênio do pensamento sutil, disse que o poder político é a capacidade de um povo agir em conjunto para ajudar a uma comunidade histórica fazer a sua história. Se ela tivesse pensado a partir do Brasil, teria sido menos idealista.

3 - Vivendo no Brasil a gente pode ser perguntar: como pode os povos nórdicos europeus acharem graça em viver num lugar em que tudo dá certo?

4- Somos uma democracia racial e um povo cordial. Faltaria sangue espanhol ou inglês nas nossas veias abertas brasileiras para aceitarmos tudo como cordeiros?

5 - Talvez sejamos o único lugar do mundo em que quando um sujeito tem um empregado trabalhando para si, já pensa que faz parte da burguesia.

6 - Se Aristóteles fosse brasileiro jamais teria dito que no meio está a virtude. Teria dito, antes disso, que no poder estão os medíocres (inclusive na linha sucessória).

7 - É de Marx a célebre frase: nós humanos fazemos a própria história, mas não a história que queremos. Aqui, no Brasil, a vocação histórica para os golpes parece uma força motriz de destinação.

8 - No Brasil os três maiores filósofos pop (Cortella, Pondé e Karnal) fazem sucesso criticando a literatura de autoajuda, dando palestras e escrevendo livros para cidadãos ávidos para ouvir, ler e rir das frases de autoajuda.

9 - No Brasil se ridiculariza o politicamente correto para se ter o direito de fazer piada contra gay, negros e pobres. Os críticos do politicamente correto pensam que são inteligentes defendendo o politicamente incorreto.

10 - No Brasil os comunistas e marxistas defendem a democracia e os direitos humanos e os liberais são conservadores e não dão um passo em defesa da Democracia, a não ser quando as oligarquias se sentem ameaçadas, aí dão golpe em “favor” da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário