terça-feira, 18 de julho de 2017

RECEBER E DAR O MELHOR


Resultado de imagem para receber e dar o melhor


Um dia perguntaram para um sábio: “quantos tipos de amizades existem? Quatro, respondeu ele. Existem amigos que são como a comida: você precisa deles todos os dias. Há amigos que são como remédios: você os procura quando se sente mal. Outros amigos são como as doenças: eles te procuram. Mas existem amigos que são como o ar: tu não os vês, mas sempre estão contigo.” A amizade é uma temática sempre presente e jamais repetitiva. Por mais que se fale da importância de criar laços, sempre restará algo a ser dito sobre o amor que une os amigos. A definição de amizade parece não encontrar palavras adequadas para explicar a grandiosidade desse sentimento que inspira tantas histórias de proximidade, encontro, parceria, sorrisos e até de lágrimas. A vida não seria o que é se não houvesse a presença dos amigos.

Talvez não seja necessário classificar as amizades. A diversidade enriquece o pertencimento, pois cada pessoa é única, com seus próprios dons, permitindo uma manifestação, sem igual, de afeto e de ternura. Porém, um sábio reuniu os amigos, aproximando-os em quatro grupos. Não deixa de ser interessante a classificação: os amigos com os quais é possível contar todos os dias, assim como todos tem a necessidade de alimentar diariamente o corpo. Alguns amigos são procurados somente em algumas necessidades, por isso se parecem com medicamento. Há aqueles amigos que procuram por você quando necessitam de algo. Mas há amigos, no entanto, que são como o ar, não são vistos diariamente, mas estão sempre presentes.

A tentativa de classificação dos amigos não interfere no significado particular de cada amizade. Um amigo oferece o seu melhor e recebe o melhor, como retorno. Essa é a sustentação da amizade: fazer o melhor circular, através de contínuas trocas. Dar e receber: especialidade de corações que se completam, de sonhos que recebem retoques excepcionais, de olhares que comunicam e compreendem, ao mesmo tempo. Há tantas formas de amar, mas o amor que jorra espontaneamente de um coração amigo é por demais especial. Uma vida inteira não é suficiente para agradecer a presença de amigos e amigas que não deixam a rotina se aproximar. A amizade é um pouco do céu misturado com a aridez da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário