terça-feira, 4 de abril de 2017

O BIOMA PAMPA

O bioma Pampa ocupa 63% do Rio Grande do Sul e constitui os pampas sul-americanos, que se estendem pelo Uruguai e pela Argentina. Marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. É influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, constituído principalmente por planícies. Em virtude do clima frio e seco, a vegetação não se desenvolver, sendo constituída principalmente por gramíneas.

Estimativas indicam valores em torno de três mil espécies de plantas. A fauna é expressiva, com quase 500 espécies de aves. Também ocorrem mais de 100 espécies de mamíferos. O vento é uma das características marcantes do cenário. Porém, a expansão das monoculturas e das pastagens tem levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais. Em 2002 restavam 41,32% e em 2008 apenas 36,03% da vegetação nativa.

Os primeiros europeus a ocupar o Estado foram os jesuítas espanhóis vindos do Paraguai, fugindo dos bandeirantes paulistas e no século XVIII chegaram os negros. A partir do século XIX surgem as fazendas com caráter de subsistência e comercial.

A mulher assumiu papel importante na conservação do Pampa por serem as responsáveis pelas lidas domésticas, alimentação da família e cuidado com os filhos, enquanto o esposo cuidado do gado do fazendeiro.

A ovinocultura, tanto pelo uso da carne como da lã, ainda é forte na região, mas sua principal atividade continua sendo a criação do gado bovino. O chimarrão, o churrasco, a música de fronteira são riquezas culturais.

Entre os desafios e as fragilidades hoje estão às iniciativas governamentais que contrariam a vocação natural da região para a pecuária e o turismo. Inclui plantios de pinus e eucaliptos que alterara os recursos hídricos, interferem no regime dos ventos e na evaporação. A monocultura, o plantio de eucalipto, acácia e pinus formam o “Deserto Verde”. Nessa região latifundiária há muitas famílias de pequenos agricultores, indígenas e quilombolas que necessitam de apoio e valorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário