quarta-feira, 20 de maio de 2015

SER FELIZ É O QUE TODOS QUEREMOS.

Luiz Paulo, 51 anos, retornou com a família de uns dias de praia. Tomou banho, deitou-se na cama e ingeriu uma dose letal de veneno. Adriana, 18, deixou um bilhete para os pais comunicando que estava fugindo com o namorado. Pedro Henrique, 22, morreu destruído pelo crack. Maria Aparecida, simplesmente, desapareceu. Ela foi vista embarcando num ônibus rumo ao desconhecido. Raul, 72, comunicou à esposa e às duas filhas que decidira recomeçar a vida com Luciana, uma mulher vinte anos mais nova.
Além dos motivos circunstanciais, todos eles tomaram essa atitude em busca da felicidade. Desde o nascimento, toda a pessoa começa uma incessante luta pela felicidade. Mesmo quando assume atitudes dolorosas tem como objetivo a felicidade. Todos desejam a felicidade, independente da idade, cultura ou etnia. O homem sempre quer ser feliz mesmo quando se enforca, garantiu o filósofo Schopenhauer.
O conceito de felicidade é amplo e todos se acham no direito de estabelecer seus limites, limites que acabam sendo alterados ao longo da vida. Para a criança, felicidade pode ser um brinquedo ou uns dias na casa dos avós. Para o jovem, felicidade pode ter o nome de um carro ou da namorada. Para outros, a felicidade está num copo de bebida, numa noite de amor ou na droga. Outras alternativas: o clube de futebol, o sucesso na faculdade, a conquista de prestígio e salário. Há também quem assuma alternativas diferentes em nome da fé, da ideologia ou da ciência.
Quase sempre essa felicidade é ilusória. Ou porque existe o dia seguinte com gosto amargo ou porque se decepcionou com a conquista. E a vida ensina que duas frustrações acontecem: porque o objetivo não foi alcançado ou porque, uma vez alcançado, não lhe trouxe a desejada felicidade.
Existem momentos felizes e felicidade. Não se equivalem. O momento feliz reveste-se de intensidade, mas fica no superficial e logo se esgota. A felicidade é algo que atinge todo o ser, o harmoniza e tende a se perpetuar. Momentos felizes são envolvidos pela euforia e prazer. Felicidade é ampla, abrange todo o ser e não empalidece mesmo diante do sofrimento.
Há pessoas que colocam a felicidade num tempo ou lugar. Eu era feliz e não sabia, lamenta-se alguém. Outros colocam a felicidade lá adiante, num contexto que pode não acontecer. Felicidade é um modo de viajar. E essa viagem tem um destino: Deus. . A alma humana é demasiadamente grande para satisfazer-se com coisas criadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário