quinta-feira, 13 de novembro de 2014

HUMILDADE NÃO É SEU DEPARTAMENTO

Todo cuidado é pouco quando se trata de convencimento e de convicção. Pode-se ter convicção sem ser um convencido. Pode-se ser um convencido sem convicção. As palavras pretendem firmar dois conceitos. Do verbo vincere (vencer) vem a palavra cum-victus que pode significar condenado e vencido, e pode significar vencido por alguma ideia.
Mas é possível, também, que uma pessoa aja como se fosse um vencedor e vitorioso, por isso convencido de que é mais do que os outros. O modo de falar, de ser e de agir mostra quanto ele acha os outros inferiores. Por isso alguns adversários magoados são capazes de chamar de convencido um vencedor voraz e franco. Mas pode haver o vencedor que se porta como superior a quem perdeu ou a quem disputa com ele um lugar no grupo ou na sociedade.
Ao comunicador da fé cabe buscar a humildade de quem não mente, diz o que deve ser dito, mas assim mesmo se abre ao diálogo. Agirá como alguém convicto, mas não convencido que está acima dos outros.
Convictos do que dizemos e fazemos, mas sem agir como quem sabe tudo, eis o desafio! Quem aceita se corrigir e admite que precisa mudar alguma coisa é certamente um convicto humilde. Quem jamais muda e acha que os outros é que devem se converter ou mudar porque ele não está e não pode nunca estar errado, nem mesmo em algumas coisas, talvez seja mais convencido do que convicto. Dialogar com ele é simplesmente impossível. Para ele não há iguais! Quem tem que mudar para achar a verdade que ele já achou é o outro! Mas nenhum convencido acha que é. Ele dirá que é convicto e nada mais do que isso. Humildade não é seu departamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário