quinta-feira, 6 de novembro de 2014

É... SEM DEUS NÃO DÁ!

Jesus nasceu num período violento em Israel. Herodes, louco pelo poder, matou sua esposa Mariamne, seus dois filhos, a sogra e muitos desafetos. Ao morrer, afirma-se que mandou reunir num estádio a nata da cidade, com ordens de que fosse morta. Assim, o reino choraria, senão por ele, por causa dele. Não é difícil imaginar que ele tenha mandado matar crianças.
Nos tempos de Jesus, os romanos não hesitavam em arrasar cidades inteiras que se rebelassem. Um dos argumentos para matar Jesus foi exatamente este: “Se suas ideias vencerem, virão os romanos e ocuparão nossa terra e nosso povo”.
Os cristãos foram vítimas de violências inauditas, mas, quando chegaram ao poder, nem sempre a coibiram. Judeus, cristãos e muçulmanos precisamos todos pedir desculpas pelos irmãos que nos precederam. Mataram em nome da fé! E precisamos pedí-las agora, pelos irmãos que, usando o nome de católicos, evangélicos, pentecostais, judeus ou muçulmanos, ainda matam ou odeiam em nome da fé.
As Igrejas  esforçam-se para este magno problema: educar para o diálogo e para a paz. Deu certo? Talvez sim, talvez não, mas seriam culpados se não pusessem o dedo nessa que é uma das piores chagas do mundo: a violência urbana e rural. Os que recorrem à violência para atingir seus objetivos não são confiáveis. Depois de atingi-los, farão violência para mantê-los. Quem mata para ter mais, em geral, mata para não perder o que conseguiu.
Amansemos a fera humana! Sem fé serena, sem diálogo, sem família, sem vizinhança e sem escola, não deu e não dá! Sem Deus não dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário