domingo, 2 de agosto de 2009

SERA QUE AS EMPRESAS SEMENTEIRAS CONTROLAM A PESQUISA SOBRE TRANSGÊNICOS ?

Finalmente uma importante revista científica de reputação internacional denuncia as práticas das múltis de biotecnologia para impedir que pesquisas científicas independentes analisando os efeitos dos transgênicos para o meio ambiente e a saúde sejam publicadas em periódicos científicos.
O artigo foi editorial da revista Scientific American na edição de agosto de 2009. Após uma pequena introdução valorizando o potencial da biotecnologia agrícola para resolver os problemas do mundo -- o que, embora nós discordemos, parece importante neste caso para evitar que os autores sejam taxados de "obscurantistas contra a ciência" --, o texto relata como as empresas conseguiram se valer das leis de propriedade intelectual para obter controle absoluto sobre o que pode e o que não pode ser publicado em relação às suas sementes.
É fantástico que esta questão comece a aparecer de maneira crua e contundente para a comunidade científica. Embora seja curioso que tenha demorado tanto...
Vamos esperar agora que o meio acadêmico comece a ter coragem para engrossar esse coro e o assunto alcance a grande imprensa, começando a desmascarar a grande farsa dos transgênicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário