quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PAZ!

O tema PAZ foi discutido com alunos do terceiro ano Ensino Médio da manhã, na Escola Albino Fantim. Parabéns a professora Maria Angela pelo tema escolhido. Este tema já era importante e foi usado por Cristo desde o seu primeiro pronunciamento, naquele que eu acho o mais importante do Evangelho: O Sermão da Montanha. Porque para mim ele é o mais importante? Porque o Sermão da Montanha não nos fala do que devemos crer, mas daquilo que devemos ser. Disse Ele: "Bem-Aventurado os pacificadores".

Quem é pois, verdadeiro pacificador? Não é, em primeiro lugar, aquele que restabelece a paz entre as pessoas ou grupos litigantes, mas sim aquele que estabelece e estabiliza a paz dentro de si mesmo. Aliás, ninguém pode ser um verdadeiro pacificador de outros se não for um pacificador de si mesmo. Só um auto-pacificador é que pode ser um alo-pacificador. A pior das discórdias, a mais trágica das guerras é o conflito que o homem traz dentro de si mesmo, o conflito entre o ego físico-mental da sua humana personalidade e o EU espiritual da sua divina individualidade. Se não houvesse conflito interior, entre o seu Lúcifer e o seu Lógos, não haveria conflitos exteriores, na família, na sociedade, nas nações, entre os povos. Todos os conflitos externos são filhos de algum conflito interno não devidamente pacificado. Por isto, é absurdo querer abolir as guerras ou revoluções de fora, as discórdias domésticas no lar ou no campo de batalha, enquanto o homem não abolir primeiro o conflito dentro de sua própria pessoa. "Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz" – disse o Mestre, em vésperas da sua morte – não a dou assim como o mundo a dá; dou-vos a minha paz para que a minha alegria esteja em vós, e seja perfeita a vossa alegria, e ninguém mais vos tire a vossa alegria. É este o grande tratado de paz, no santuário da alma. Não um armistício precário de cuja estabilidade se deve temer a cada momento, mas é uma paz firme e indestrutível, plena de alegria e felicidade, porque alicerçada sobre a verdade, a "verdade libertadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário