domingo, 2 de agosto de 2009

DIRETRIZES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA JOVENS

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), somente 40% dos jovens entre 15 e 24 anos têm conhecimentos corretos sobre o HIV e sua forma de transmissão. A educação inadequada faz os jovens mais vulneráveis ao HIV, às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à gravidez indesejada, e à exploração e aos abusos sexuais.

De acordo com o "Relatório sobre a epidemia mundial de aids de 2008 de ONUAIDS [Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS]", a situação é ainda pior porque adultos e crianças não falam abertamente sobre temas sexuais. "Para complicar a situação, os adultos, incluindo pais e professores, impedem freqüentemente o diálogo aberto sobre temas sexuais, o que faz com que se aproximem da vida adulta enfrentando mensagens conflitivas e confusas sobre a sexualidade e o gênero", afirma a Organização.

Para combater este problema, a Unesco, em colaboração com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e outros organismos, elaborou um programa de "Diretrizes internacionais sobre educação sexual". As diretrizes têm o objetivo de ajudar na educação sexual de crianças e jovens, sendo, assim, uma importante ferramenta para os estudantes das escolas primária e secundária

Nenhum comentário:

Postar um comentário