quinta-feira, 2 de julho de 2009

OS DOIS LADOS DA TV.

Hoje o consumismo faz parte do ser humano, do seu pensamento, comportamento e do seu quotidiano. Aliás, a vida do ser humano é fundamentalmente alimentada e sustentada pelo consumo. O fenomeno desenvolveu-se primeiramente nos EUA, pois este já era um país desenvolvido e possuia uma área larga e vasta de mercado, assim como, um elevado número de população, ou seja de consumidores. Mas hoje o conceito de consumo e os seus efeitos chegaram-nos não de outros países, mas sim de nosso próprio país, nossa casa, escola, emprego, ou qualquer outro lugar em que nos encontramos, através da publicidade/marketing na mídia. A televisão fez-se agente de uma revolução que impôs o audiovisual como uma realidade central da cultura e quotidiano de grandes camadas da população. Mas, por outro lado a a dimensão informativa e democratizante da televisão no mundo atual, não pode deixar de ser apreciada. Com a revolução das tele comunicações, multiplicaram-se as possibilidades de envio de informações à escala mundial. As populações podem manter-se informadas muito rapidamente, tanto quanto os órgãos de decisão. Assim, torna-se mais difícil o exercício de um poder único central.

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