sexta-feira, 12 de junho de 2009

JUSTIÇA SOCIAL E JUSTIÇA INDIVIDUAL

Um povo só se torna realmente justo quando conhece, de forma clara e objetiva o real significado da palavra justiça. Infelizmente, o princípio de justiça não é muito bem compreendido pelo povo brasileiro. Uma das causas é que, na Lingua Portuguesa, a palavra justiça também é utilizada para referir-se a órgãos do Setor Judiciário, (Justiça do Trbalho, Justiça Federal, Justiça Internacional, etc. Essa duplicidade na linuagem ajuda a confundir os ciddãos menos esclarecidos.

Em linhas gerais, ser justo é não oprimir nem privilegiar, não menosprezar nem endeusar, não subvalorizar e tampouco supervalorizar. Ser justo é saber dividir corretamente, sem subtrair e sem adicionar, (sem roubar ou subornar). Ser justo é não se apropriar dos pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagens para outros. Ser justo é encontrar o equilíbrio que satifaz ou sacrifica, por igual, sem deixar resíduos de insatisfação que possam resultar em desforras posteriores. Portanto precisamos abandonar a mania subdesenvolvida de gostar de levar vantagem em tudo e cultivar a mania desenvolvida de gostar de fazer e receber justiça em tudo. Está mais do que na hora de entendermos que a vantagem que se leva hoje, se transforma em prejuízo amanhã, enquanto que a justiça que se pratica hoje, se transforma em lucro amanhã. Comportar-se de forma realmente justa, tanto na hora de dar ou de vender, quanto na hora de cobrar e de receber, é condição pimordial para um povo se tornar pacífico e bem sucedido.

Um comentário:

  1. Este texto é de autoria de Valvim Dutra e a página original encontra-se em http://renascebrasil.valvimdutra.com.br/artigos-de-opiniao/o-que-e-justica-social-e-justica-individual-p2010-48

    ResponderExcluir