domingo, 30 de setembro de 2018

ESCREVER É PRECISO - (2)

Resultado de imagem para ESCREVER

Continuação...
A grande mudança ocorreu porque ganhamos a habilidade de COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS e CONHECIMENTOS
Eu escrevia muito quando era criança.
Escrevia história em quadrinhos, peças de teatro e contos.
Era algo infantil, de uma consciência ainda limitada.
Além disto, eu era um garoto muito tímido, com um monte de medos.
Pois bem, eu deixei a escrita de lado na juventude e ao longo da vida adulta.
Estudei e fui trabalhar com propaganda e marketing.
Foi um período em que não deixei de aprender e expandir minha consciência, mas de uma maneira mais passiva, de consumo de informação gerada por outras mentes.
O problema é que quando você vive muito através da imaginação dos outros é bem provável que isto gere uma certa frustração.
E eu me vi em uma situação de limite, onde a frustração me colocou em uma crise existencial.
Na verdade, eu havia consumido tanta informação que já não conseguia absorver mais nada.
E raramente conseguia colocar em prática as coisas que aprendia.
Assim, eu estava frustrado porque continuava perdido em meus rumos.
Eu vivia mergulhado no que chamam de roda do ter e do fazer.
Tinha muito pouco contato com quem eu era realmente.
Foi quando li uma frase do grande sábio Mark Twain que dizia que “os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasce e o dia em que você descobre por que nasceu”.
Aquilo me fez parar para pensar e refletir sobre o meu porquê.
Fiz uma regressão aos meus tempos de infância.
E descobri que a minha razão de SER era ESCREVER.
A partir dali, já com mais de quarenta anos, não parei mais de escrever.
E minha vida mudou completamente.
Saí da roda do TER e do FAZER e consegui, finalmente… SER.
Hoje sou uma pessoa muito mais consciente.
Meu autoconhecimento se aprofundou e também a forma de olhar para o mundo e para o outro.
Faço o que tem que ser feito, me comunico melhor, superei a timidez.
Posso te afirmar que a escrita acelerou o aprimoramento de minhas consciências intelectual, emocional e espiritual.
Assim, minha história também pode ser dividida em ANTES e DEPOIS da escrita.
E considero minha vida antes da ESCRITA também como uma espécie de PRÉ-HISTÓRIA.
Só passei a me considerar dono da minha HISTÓRIA depois dela.
Porque antes eu não sabia para onde caminhava e hoje sei exatamente o que quero para mim.
E saber o que você quer ajuda muito a evitar o que você não quer.
Bom, eu decidi dividir esta experiência com você PORQUE TENHO CERTEZA DE QUE A ESCRITA É UMA FERRAMENTA DE CURA.
Sim, a ESCRITA CURA.
Há duas maneiras de curar uma dor, um problema.
Uma delas é tratar dos efeitos, o que estamos acostumados a ver na medicina ocidental.

A outra maneira tenta ir diretamente às causas, à origem da dor, do problema.
É o caminho usado nas terapias alternativas.
E a ESCRITA, seja ela terapêutica, criativa ou analítica, é uma ferramenta que pode atuar tanto nos efeitos quanto nas causas.
Todo mundo sabe que preocupações são uma constante fonte de tensões.
O mundo exterior nos condicionou a pré-ocuparmos nossas mentes com fantasias, medos e outros pensamentos negativos.
Está certo que isto tem a ver com nosso instinto de sobrevivência, com o cérebro reptiliano cujas duas principais funções são obter prazer e fugir da dor.
Mas a gente não vive mais na pré-história, quando este instinto precisava ficar ligado o tempo todo.
Nossa necessidade de preservação da vida é o que faz com que nosso cérebro guarde mais experiências negativas do que positivas.
Mas não precisamos mais viver o tempo todo com estas experiências em mente ou à flor da pele.
Eu costumo dizer que 99% das nossas preocupações NUNCA vão acontecer.
E realmente não acontecem.
Não quero dizer que você não precise se precaver.
Precaução é muito diferente de preocupação.
Por precaução, você age. A preocupação te paralisa.
Você deve sim tomar certos cuidados, mas não pode viver o tempo todo nessa vibração porque, além de estressante, consome você por dentro.
E a escrita pode te ajudar muito nisto.
Imagine que você esteja preocupado ou preocupada com alguma coisa, com seu filho, com seu trabalho, com algo importante em sua vida.
E que esta seja uma preocupação recorrente que tira seu sono e te mantém como refém.
Experimente sentar-se e escrever sobre qualquer coisa para aliviar esta preocupação.
A escrita vai aliviar sua tensão
Mas, veja bem, escrever para aliviar tensões decorrentes de preocupações é tratar de efeitos e não das causas.
Para tratar das causas de suas dores, sejam elas quais forem, você precisa ir além.
Pode voltar ao seu passado para escrutinar eventos, fatos e até mesmo traumas que contribuíram para o que você se tornou hoje.
Pode analisar seu presente com um olhar de fora, tentando ver as coisas por ângulos completamente diferentes e fora da RODA DO TER E DO FAZER.
E também pode planejar melhor seu futuro, tentar enxergar adiante para tomar decisões mais certeiras nos momentos em que for preciso.
Você também pode analisar seus relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares, profissionais e outros com mais profundidade.
E colocar isto no papel, ou o computador, se você preferir, é uma excelente maneira de exorcizar fantasmas, destruir crenças limitantes e contribuir para que sua vida seja mais significativa.
Outro ponto que vale ressaltar é que ESCREVER é um hábito como qualquer outro.
A verdade é que o ser humano adora idealizar tudo.
A gente vive pensando em um futuro ideal, em um amor ideal, no dinheiro ideal, na realização.
E se esquece de viver o presente.
A maioria das pessoas também idealiza o próprio ato de escrever.
Acreditam que é preciso chegar a hora certa, no lugar certo, com tudo calmo e perfeito ao seu redor para poder escrever.
Não é assim que funciona.
Você costuma dizer que vai começar amanhã.
Segunda eu começo a academia, no mês que vem eu começo a dieta ou paro de fumar, no próximo ano eu começo a escrever.
Isto é idealização.
Se você não começar a escrever hoje, vai continuar postergando, procrastinando.
Se é possível mudar um hábito ruim, imagine então, o valor de implementar um hábito saudável.
também se transforma em hábito, mas você precisa começar agora, em qualquer lugar e usar o método mais eficiente na formação de hábitos:
A REPETIÇÃO.
Se todo dia você escrever, pelo menos 15 minutos, logo vai querer aumentar este tempo.
Como dizia Erasmo de Rotterdam, “o gosto pela escrita cresce à medida que se escreve”.
E eu tenho certeza que isto vai te fazer muito bem.
Um forte abraço e até a próxima.
Com amor e gratidão,

Nenhum comentário:

Postar um comentário