segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O TEMPO PASSA.

Resultado de imagem para o tempo passa o tempo voa


O início de um novo mês é sempre motivo de alegria, assim como é um privilégio poder recomeçar a cada amanhecer. A impressão, porém, é de que o tempo fez parceria com a velocidade, pois os dias são rápidos, as horas são velozes, os minutos são verdadeiros instantes. Bem sabemos que o tempo segue seu curso normal. As muitas ocupações e solicitações podem causar tal impressão, mas tudo continua como sempre foi. Entre uma atividade e outra, às vezes, fico pensando no nome dado aos dias da semana e aos meses. Penso também na preferência das pessoas: alguns gostam mais do início, outros preferem o final de semana. O mesmo acontece com os meses: tem quem gosta de maio, de dezembro. O mês de agosto, no entanto, aparece sempre com pouca cotação. Alguns chavões acompanham esse oitavo mês do ano. É comum ouvir: ‘agosto, mês do desgosto.’ Ainda bem que não são todos que pensam assim. Afinal, neste mês tem o dia dos pais, a semana nacional da família, mês das vocações e tantas outras festividades.

Enquanto fazia outras coisas, fiquei pensando: mas de onde veio o nome de agosto para esse oitavo mês? Ainda bem que temos como fazer pesquisas rápidas. De imediato descobri que os primeiros seis meses do ano haviam sido nomeados em homenagem a deuses e festividades romanas e os meses seguintes receberam a denominação, de acordo com sua ordem numérica. Mais tarde, julho e agosto foram rebatizados em homenagem a Júlio César e seu sucessor, Augusto. Isso aconteceu no ano 8 d.C., justamente para homenagear o imperador César Augusto, que reformou a estrutura de governo do Império Romano, além de agregar novos territórios. Então, do nome do imperador veio o nome para este mês, que é igual aos demais. A fama de ser o mês do desgosto não é confirmada. Talvez tenha sido coisas da superstição, que acabou passando de geração em geração.

Quem faz um dia ser melhor do que o outro não é o tempo, nem os acontecimentos. A vida é decidida de dentro para fora. O que cada um carrega dentro de si mesmo determina a quantidade de esperança, os degraus do humor, a intensidade da ternura. Nãos são os meses que causam desgosto, mas o modo como são assimilados os fatos e acontecimentos diários. O mesmo que criou maio, criou também agosto. Tudo é uma questão de postura, de entendimento e de compreensão. Tem pessoas que conseguem transformar o pior dia, num dia iluminado, alguns acabam, de tanto procurar, encontrando estrelas numa noite nublada. Sem contar que são muitos os que simplesmente transformam ambientes, porque carregam consigo centelhas de luzes. O bom humor espanta qualquer desgosto, mesmo que o mês seja agosto. Tudo passa pelo querer e pela determinação. Os dias são dádivas, os meses se transformam em oportunidades, quando o protagonista é uma pessoa do bem. Agosto é, sem dúvida, um mês muito abençoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário