quarta-feira, 1 de novembro de 2017

OS ANIMAIS E O MEIO AMBIENTE

Resultado de imagem para animais

Distinguir é preciso, viver não é preciso.

A distinção que, ultimamente, tem ocupado minha mente, se dá entre o meio ambiente e os animais. A confusão entre os dois ocorre, até mesmo, em mentes brilhantes e sensibilidades apuradas como é o caso do Papa Francisco que, na encíclica Laudato Si’, fala em crise socioambiental, dando a entender que os animais são meio ambiente e que, portanto, são parte dos recursos naturais ao nosso dispor. Mesmo que o Papa diga que devemos ser responsáveis com o meio ambiente, pois dele dependemos, mesmo assim, a falta de distinção é altamente prejudicial aos animais que merecem um tratamento diferente do que é dispensado a uma pedra, uma estalactite, uma árvore, uma floresta ou a qualquer outro recurso natural.

Um pequeno erro no início de uma construção, diziam os filósofos medievais, redunda em um desastre no final. É preciso consertar na origem, no DNA da nossa inteligência, se almejamos uma prática coerente e correspondente que faça justiça aos animais.

O meio ambiente não se move, não anda, não voa, não corre, não brinca, não sofre e não se alegra. O meio ambiente não tem expectativas, não tem desejos e não sofre frustrações. Meio ambiente é a paisagem que vemos, cheiramos, tocamos, pisamos, transformamos e modificamos pela ação do trabalho. Meio ambiente é a natureza em estado puro, sem sangue. Meio ambiente são os rios, as florestas, as montanhas, as planícies, os minerais, os vegetais. Meio ambiente é a terra e tudo que ela encerra. O meio ambiente é o mundo das coisas e das paisagens.

Os animais, por sua vez, são a terra que anda, respira, tem interesses, sente frio, calor, sofre e se alegra. Os animais não são coisas. Os animais são alguém. Alguns, até, tem nome...Os animais não são recursos naturais, são seres que interagem com a terra, o ar, com o clima, com o meio ambiente, enfim. Os animais, pelo menos os mamíferos, aves e peixes, estão mais para pessoas do que para coisas e recursos ao dispor dos humanos.

Uma pedra não tem mundo e não tem interesse de estar onde está e não deseja estar em outro lugar, tampouco. Uma árvore mistura-se e confunde-se ao lugar em que suas raízes se instalam. Não importa qual seja esse lugar. Se não tiver sorte de estar em terra boa ou em meio ambiente agradável, não faz a menor diferença. Nenhuma árvore tem frustração por não estar num lugar melhor e em condições melhores para viver. A árvore é uma extensão do meio ambiente. A árvore é meio ambiente. Nisso em nada a diminui e nós, humanos éticos, devemos fazer de tudo para cuidá-la, protegê-la e preservá-la. É bom para o ecossistema e é bom para nós.

Agora, animal não. Animal é outra coisa. Animal é pulsão. Animal é coração. Animal é cérebro. Animal é pulmão. Animal é pernas. Animal é asas para voar. Animal é intestinos. Animal é medo. Animal é prazer. Animal é dor. Animal é festa. Animal é convívio. Animal é comunicação. Animal é interação. Animal é senciência. Animal é olho. Animal é ouvido. Animal é atenção. Animal é fuga. Animal é espera. Animal é ansiedade. Animal é indivíduo. Animal é igual a humano. O humano somos animais. Humanos e animais não humanos somos indivíduos e valemos por nós mesmos individualmente e não como membros de uma espécie. Cada indivíduo tem dignidade e valor em si. Uma pessoa humana não deve ser meio para nada....Então por que engaiolá-los? Por que enjaulá-los? Por que causar tanta dor e sofrimento? E por que matá-los? Por quê? Por que? Por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário