quinta-feira, 16 de abril de 2015

"NOVO CÉU E NOVA TERRA".

A palavra amar, por si mesma, não diz nada. Quem diz que ama todo mundo, na verdade, não ama ninguém. O mesmo acontece com o amor universal, a fraternidade universal, a paz universal. Diz tudo e não diz nada. Um dia o mestre Jesus falava bonito do amor ao povo. Tentou resumir através da célebre frase: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Percebeu que as pessoas não o entendiam. Contou uma história. É a história do samaritano. Uma pessoa foi assaltada. Necessitava de ajuda. Passou um sacerdote da época e nada fez. Passou um político e nada fez. Passou um desempregado e estrangeiro no mesmo caminho, parou, ajuntou o assaltado e levou-o a um pronto-socorro e disse: “Cuidem dele! Na volta pagarei as despesas”. Todos entenderam o mestre Jesus. Aprenderam que amar é relacionar-se. Não é passar longe, mas chegar, tocar, abraçar e ajudar.
Amar é relacionar-se em família. Sem usar a expressão “amor familiar”, que nada diz. Mas exercitando o amor no dia a dia, no abraço de pais e filhos, de esposo e esposa. No bom-dia, boa-noite e volto já. Viver em família é relacionar-se, é exercitar um gesto preguiçoso e bonito de sentar-se junto. De conversar os fatos. De planejar o hoje e o amanhã. De decidir a vida juntos, eliminando a dominação e a superioridade.
Amar é relacionar-se no dia a dia do trabalho. Se o trabalho não toma o jeito de relacionamento, se torna dominação, escravidão. O gesto do trabalho, além de criar relações com os companheiros, se projeta em muitas pessoas que recebem a consequência do trabalho. É como um gesto que estou fazendo: eu escrevo e você lê. Criamos um relacionamento.
Amar é relacionar-se em comunidade, em grupo, em sociedade. A maneira de relacionar-se é aceitar e exercitar um serviço, tanto profissional como voluntário. A pessoa que se fecha em si mesma está se autodestruindo. A pessoa que vive em condições de relacionamento está realizando seu destino.
Amar é relacionar-se para antecipar o céu. Há pessoas que se acham superespirituais, porque rezam muito, leem a Bíblia e conversam muito de Deus. Porém, essas pessoas vivem fechadas em si mesmas, tristes e lamentando seu destino. Complicam seu relacionamento quando se tornam línguas cortantes das atitudes dos parentes, vizinhos e conhecidos.
O céu começa aqui e agora, em cada atitude que cria relacionamento. Céu é relacionamento. Deus é relacionamento. Morrer é abri-se para um relacionamento total, que antes meu corpo impedira. Morrer é abraçar os céus e a terra. É abraçar todas as pessoas que buscaram comigo o mesmo relacionamento. É a festa do abraço com todos os salvos, com o universo, com os pássaros de todos os voos, com o jardim de todas as flores e com os frutos de todos os sabores. O universo com seu Senhor será a festa do relacionamento e do abraço, onde seremos tudo em todos, onde se realizará a profecia do “novo céu e nova terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário