sábado, 30 de maio de 2009

MORTE ANUNCIADA (EM 3 TEMPOS)

Segundo Raul Candeloro, em tempos de crise econômica e depressão, existem tres grandes ondas de mortalidade de empresas. Publico-as para que você empresário possa se precaver, porque como ele mesmo diz prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguem.

TSUMANI - A primeira grande onda ocorre no impacto inicial da crise. Companhias que andavam meio mal das pernas são as primeiras a sucumbir. Basicamente são aquelas que não estavam bem de caixa, possuíam problemas de logística, processos de qualidade, já estavam perdendo clientes. Só não morreram antes porque a economia estava crescendo e isso mascarava suas ineficiências e problemas.

A TRAVESSIA DO DESERTO - A segunda onde de mortalidade acontece de maneira lenta e dolorosa. Se a crise ou desaceleração dura mais de seis meses, muitas empresas, sem fôlego financeiro para aguentar o período de vacas magras, começam lentamente a desaparecer. Por não terem se antecipado à longa travessia e, talvez, porque tinham inicialmente um colchão financeiro de proteção, sentiam-se mais protegidas. Geralmente possuiam uma estrutura de custos inchados e, quando descobriram (atrasadas) que pecisavam começar a cortar, já era tarde.

MORRENDO NA PRAIA - A terceira e última onda de mortalidade é, possivelmente a mais triste de todas. As empresas que cortaram custos, que diminuiram lançamentos,, demitiram pessoas, etc. (em fim, fizeram o possível para ficar mais enxutas, descobriram ao saír da crise, que não são mais atraentes para os clientes nem possuem mais pessoas qualificadas, o maquinário/equipamento está em péssimas condições, não têm dinheiro em caixa para investir em nada (pior, podem estar com dívidas bancárias), ou seja, resitiram à travessia do deserto, mas pagaram um preço tão caro que morreram ao chegar. Um processo de autodestruição bem triste de acompanhar. Conselho: A postura correta é de um certo pessimismo conservador no curto prazo e otimizmo arrojado de longo prazo. Ganha quem conseguir equilibrar as duas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário