quarta-feira, 20 de maio de 2009

MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS X PLANTIO DIRETO

Um leitor do Gente,lugares e coisas, ponderou comigo de que as microbacias hidrográficas previstas no projeto Água Limpa são uma volta ao passado e que não são mais necessárias depois do Plantio Direto. Buscamos informações sobre as duas práticas, mas a palavra final fica na mão dos técnicos para uma elucidação total do assunto. Estamos as órdens. MICROBACIAS:...
As microbacias são áreas de capação, armazenamento e escoamento de águas. O manejo inadequado dessas áreas causa erosão, assoreamento ou perda da mata ciliar. Existem alternativas acessíveis ao pequeno produtor para manejar esses espaços.
Durante o programa água limpa, a equipe devera trazer informações sobre como manejar corretamente as microbacias hidrográficas, a fim de evitar a erosão, principal problema provocado pela falta de cobertura do solo. O contato direto da água da chuva desagrega as partículas do solo, dificultando a infiltração da água. A intensidade da chuva e o relevo do terreno também contribuem para carregar a camada superficial e mais fértil do solo. Algumas medidas que podem evitar a erosão são o plantio direto, o manejo da capoeira sem fogo e uso de leguminosas.
PLANTIO DIRETO:...
Idealizado por um grupo de engenheiros agrônomos e produtores rurais da região norte do Paraná, em meados da década de 70, esse conceito ganha cada vez mais adeptos pelo país, devido suas características de preservação do solo, proteção dos recursos hídricos e manutenção da biodiversidade em condições de clima tropical e sub-tropical.
É preciso retirar os terraços para adotar o Plantio Direto?
O terraceamento não deve ser retirado para a adoção do PD. Pode, entretanto, ser redimensionado a partir do momento em que esse sistema tenha atingido sua plenitude, com o solo sob cobertura permanente ,, e com estrutura da camada superficial desenvolvida. A adoção de operações de semeadura e tratos culturais em linha reta (prática usual no sistema), poderá ser limitada, especialmente se os terraços forem de base estreita ou de retenção. Nesse caso, ressalta-se que ações indiscriminadas de retirada ou de rebaixamento de terraços não são recomendáveis, pois podem elevar o risco de erosão por alterarem o potencial de armazenamento ou de transporte dos excedentes de água das chuvas. Qualquer atitude, neste sentido, só deverá ser efetivada após rigoroso estudo técnico. Palavra da EMBRAPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário