quinta-feira, 15 de junho de 2017

QUER VER MAIS LONGE?

Quer ver mais longe?

A palavra “filosofia” tem origem grega e significa “amigo da sabedoria” (filos: amigo e sophia: sabedoria). Antes da filosofia, os gregos explicavam os fatos e acontecimentos sociais, bem como os fenômenos da natureza, por meio de mitos. A mitologia grega está repleta de narrações místicas que trazem uma lição pela interferência dos deuses. Quando os homens começaram a refletir sobre suas ações, guerras, decisões e atitudes, perceberam que elas tinham consequências. Daí surgiu a filosofia, como uma necessidade de explicar o mundo com argumentos reais, sem buscar aclarações na mitologia.

Esse novo modo de agir, analisar e compreender o mundo e seus fenômenos derrubou o mito, pois pela capacidade de se admirar, o homem começou a filosofar. Segundo o filósofo Aristóteles, “os homens começam e sempre começaram a filosofar movidos pela admiração”.

Além disso, a filosofia é uma das formas de fazer com que o ser humano possa refletir sobre o sentido da vida, o valor da relação, das coisas, das pessoas. Ela ajuda o ser humano a pensar e construir a sua realidade de uma forma mais clara e precisa sobre a sua essência.

Pensando nessas questões apresento a obra “Introdução à Filosofia a partir de pensadores que marcaram a História”. O livro editado pela Livraria e Editora Padre Reus, de Porto Alegre (RS), tem 112 páginas e traz o fio condutor para compreensão dos quatro grandes períodos da Filosofia: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

No ensejo de conduzir o leitor a ver mais longe a realidade o convido a subir nos ombros de gigantes. “Se consegui ver mais longe é porque estava aos ombros de gigantes” (Isaac Newton).

Nenhum comentário:

Postar um comentário