sexta-feira, 13 de março de 2015

QUEM DISSE QUE SUA VIDA ESTPA DECIDIDA?

Dotado de uma inteligência acima da média e uma vontade enérgica, ele tinha tudo para vencer na vida. Mas os fatos estavam contra ele. Aos 31 anos, viu seu pequeno estabelecimento comercial ir à falência. No ano seguinte tentou a política como deputado, mas foi derrotado. Tentou de novo o comércio, mas mais uma vez quebrou. No ano seguinte aconteceu uma tragédia familiar, com a morte da esposa. A perda motivou um colapso nervoso. Por alguns anos a apatia apoderou-se dele, mas aos 46 anos disputou a eleição para a prefeitura de sua cidade. Para variar, perdeu. Nos dez anos seguintes disputou, e perdeu, quatro eleições, sendo a última para Senador. Aos 60 anos - em 1861 - foi eleito presidente dos Estados Unidos. Seu nome Abraham Lincoln.
Hoje ninguém comenta seus fracassos. Lincoln é lembrado como um dos maiores estadistas da história norte-americana e mundial, evitou a divisão do país em dois Estados - Guerra da Secessão - e comandou a libertação dos escravos.
A vida não é aquela que sonhamos, mas aquela que acontece de verdade. Ela tem luzes e sombras, sucessos e fracassos, alegrias e tristezas. A vida não é feita de sonhos, mas daquilo que fazemos quando nossos sonhos não dão certo. E por isso, ela deve ser vista no seu conjunto. Ninguém vai comer algumas colheradas de fermento, nem engolir dois tabletes de manteiga, duas xícaras de farinha e 30 gramas de sal.
Mas é com estes ingredientes que se faz um bolo. Milhares de peças não servem para nada, a não ser quando formam um conjunto harmonioso que chamamos relógio. Assim é a vida. Um momento pouco significa, vale o conjunto dos momentos, vale a direção que assumimos. Vale o que vem depois.
Desanimado, sem motivações para viver, em virtude da morte de um filho, um empresário isolou-se do mundo. Um dia, um amigo levou-o para o ponto mais alto da cidade e comentou com ele: ali vivem dezenas de milhares de pessoas, todas elas têm alegrias, tristezas, problemas e desafios. Você não é a única pessoa que enfrenta um momento difícil. Olhe para frente, deixe que as lágrimas sequem, deixe que o sorriso volte, retome as rédeas de sua vida. Você tem muito ainda a fazer, tem muitas razões para viver.
Todos conhecemos a utilidade do espelho retrovisor. Precisamos dele, de vez em quando. Mas o bom motorista olha, sobretudo, para frente. O passado é sempre uma referência útil, mas não a única. Um sacerdote morreu de repente, aos 81 anos. Em seu bolso estava uma frase escrita do próprio punho: a melhor parte da vida é aquela que está pela frente. Essa é a lógica . O passado não é mais nosso, o futuro está nas mãos de Deus; nosso, inteiramente nosso, é o presente. E o tempo é um dom, um presente, de Deus. Hoje é o primeiro dia do resto da vida. Hoje é a possibilidade de recomeçar, a partir do ponto onde estamos, seja qual for. Que o diga Abraham Lincoln.

Nenhum comentário:

Postar um comentário