sexta-feira, 6 de março de 2015

QUE TAL, GANHAR NA MEGA SENA?

Ganhar na Mega-Sena ou em qualquer uma das muitas loterias existentes é o sonho semanal de milhões de pessoas. Com o milionário prêmio, imaginam, serão felizes para sempre. Mas não é isso o que acontece. A maioria dos sorteados, independente das quantias, em alguns anos acaba perdendo tudo ou, pelo menos, chega à conclusão de que o sonho não se realizou. Ganharam um sonho e o sonho se mostrou decepcionante.
Jack Whitaker, um inglês, acertou na loteria e tornou-se proprietário de 325 milhões de dólares. Casou-se, separou-se, foi roubado, tentou o suicídio e acabou, quatro anos depois, sem nada. Michael Carroll, norte-americano, aos 19 anos ganhou 26 milhões de dólares. O jogo, a droga e as mulheres acabaram levando seu dinheiro. Sem nada, voltou à antiga profissão: lixeiro. Um casal canadense - Vilet e Allen Large - recebeu um pouco menos, mesmo assim a fabulosa soma de 25 milhões de dólares. Aposentados, donos de uma modesta casa, eles chegaram à conclusão que não precisavam desse dinheiro e o repartiram entre dezenas de instituições de caridade. Para si, deixaram em sua conta cerca de 200 mil dólares, para alguma eventualidade. Existem ainda dezenas de histórias parecidas. Após ganhar na loteria, um cidadão paulista não mais conseguia dormir e trocava de hotel e de cidade a cada noite.
Estudiosos tentaram encontrar a forma matemática de acertar, sem erros, na loteria. Parece que a fórmula mais inteligente foi descoberta. Uma professora fez o cálculo de quanto ela poderia dispor, semanalmente, para tentar algumas das loterias existentes. Chegou à conclusão de que vinte reais seriam de bom tamanho. Abriu uma poupança e a cada semana depositava os vinte reais. Depois de sete anos, ela tinha a quantia suficiente para adquirir um apartamento. Sem dúvida, ela – com inteligência - ganhara a loteria.
O sonho desmedido de riquezas pode trazer duas alternativas perigosas. A primeira é de não conseguir seu objetivo. A segunda é conseguir o objetivo e dar-se conta que o sonho não o fizera feliz. São Francisco de Assis, um dia, apostou e ganhou numa loteria diferente. Ele se comprometeu a jamais colocar a mão no dinheiro. Para ele, a loteria foi ser pobre, porque isso o ajudava a ser fraterno. Há também pessoas de Deus que procuram o dinheiro, não para si mesmas, mas para socorrer os necessitados. Transferem a loteria da felicidade para a outra vida.
E de alguma forma, todos já ganhamos a loteria. Recebemos a sorte grande da vida, do amor de nossos pais, da inteligência e vontade para superar as adversidades. Recebemos a grande loteria de amar e sermos amados. Por fim, recebemos a maior de todas as loterias: o dom da fé e a certeza de sermos amados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário