domingo, 1 de março de 2015

É MUITO IMPORTANTE COMEÇAR O DIA BEM.

Um bom começo é uma garantia mais segura de continuação. Se começamos mal uma construção colocamos em risco todo o projeto. Assim pode ser o começo de um dia. Geralmente o nosso acordar acontece na contramão de quem gostaria de continuar dormindo. Isso tem sua lógica, porque o sono mais reparador se dá pela manhã. É muito difícil que alguém acorde sorrindo! Geralmente o mau humor é o clima das primeiras horas do dia. Podemos justificar que isso é natural.
É natural acordar para um novo dia mal-humorados. Porém em nada ajuda o deixar-se levar somente pelo natural. A educação da vontade ainda tem a ver com o êxito das pessoas e seus projetos. Para isso, precisamos começar admitindo que é possível educar a vontade, superando a nossa primária tendência ao impulso natural. A vida não é só feita do agora, mas também do depois. E o depois nos cobra o que fizemos no agora.
Nessa história do acordar mal-humorados soma-se um agravante, que é a convivência familiar ou social. Imaginando que eu defenda o direito a ser mal-humorado e os outros, que convivem comigo, também façam o mesmo, que clima iremos respirar? Daí a necessidade e o valor de começar bem o dia.
Mas como podemos exercitar essa atitude? Como já disse, deixar-se levar pelo impulso natural não vai resolver. Porém, é possível treinar o pensamento, acordar motivações e crer na possibilidade de qualificar o nosso começo para continuar caminhando com boas disposições.
Um exercício simples é acordar e aproximar-se do espelho. É claro que o nosso rosto não vai aparecer tão elegante! Porém, podemos ajeitar um sorriso para nós mesmos e saudar a vida que acorda, enquanto tantos foram dormir e não acordaram mais, a não ser para a vida eterna. Olhos abertos diante do próprio rosto, ouvidos atentos ao silêncio da própria existência e coração a bater para renovar a vida, tudo pode ajudar a começar bem o dia.
Saudar a manhã de um dia único que não foi ontem, nem será amanhã; acolher a graça de poder escrever mais uma página de nossa história; crer que hoje poderá ser melhor do que ontem e lançar-se para frente, é próprio de quem quer começar bem um novo dia.
Mas podemos dar um passo a mais para qualificar o nosso acordar matinal. Além dos simples e pequenos gestos humanos do sorriso diante do espelho e da saudação de uma nova manhã, podemos fazer um gesto de fé.  Escolha um. Deus não só me criou num dia, mas nos cria sempre de novo em cada momento de nosso viver. “Dele viemos, nele nos movemos e existimos”. Estamos sempre envolvidos pelo Deus da vida que acredita em nós e nos confia uma missão a ser realizada também neste novo dia.
Não acordamos para a rotina, mas para o novo. Não amanhecemos para a mesmice da vida, mas para a criatividade, mesmo que seja nas mesmas ações. Se não pudermos fazer outra coisa, podemos fazer com grande amor e novas motivações as mesmas coisas. O que dá graça ao nosso viver é a qualidade do amor como se vive e se age. Deus nos ajude a começar bem cada dia e a construir uma história feliz, apesar de nossos limites humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário