terça-feira, 5 de agosto de 2014

LOBO NÃO COME LOBO.

Todos conhecem o lobo e o cordeiro. Ao menos em figuras ou em programas de televisão. O lobo é símbolo da maldade, do poder e da destruição. O cordeiro é o símbolo da mansidão e da paz. Muitas histórias foram montadas com esses dois símbolos. Muitas outras serão construídas, porque esses animais simbolizam nossa humanidade lobo e cordeiro. Humanidade formada de lobos e cordeiros. A sociedade atual está construindo novas histórias de lobos e cordeiros. Sempre há lobos procurando cordeiros para desculpar-se ou para esconder sua fome de poder e destruição. Como nos tempos passados, as fogueiras estão acesas. Esperando vítimas. É preciso encontrar bruxas para justificar as queimas e a fome de poder. É preciso encontrar cordeiros que se calem ou aguentem as mentiras, as denúncias falsas e as trapaças dos lobos.
Lobos se entendem com lobos. Uma organização de sociedade democrática entre lobos e cordeiros não é possível, e nem pode existir. Mesmo sendo os cordeiros em número muito maior, não aguentarão a pressão e o poder destruidor dos lobos. Os cordeiros serão sempre culpados por tudo o que acontece na sociedade. No final dos fatos há sempre um lobo comendo um cordeiro, justificando que ele é o culpado. Vivemos num Brasil, numa sociedade, numa comunidade bem pertinho de nós. Sabemos distinguir os lobos e os cordeiros? Ou pior, não fazemos parte da matilha de lobos que se apresentam com aparência de cordeiros? Não fazemos parte, inocentemente ou maldosamente, dos lobos que sempre tentam mandar em nosso Brasil e em nossa comunidade? Uma democracia entre lobos é possível. Eles se defendem entre si e se apoiam.
Cordeiros se entendem com cordeiros. Uma sociedade entre cordeiros é possível. Há um equilíbrio de poder entre eles. Todos se aceitam como iguais e se defendem uns aos outros. Não terão que se defender contra os lobos. Vivemos num Brasil, numa comunidade, onde estão presentes os cordeiros. Defendemos os cordeiros? Defendemos os sem teto e sem terra, os sem saúde e sem remédio, os sem trabalho e sem alimentos, os sem voz e sem vez, ou também fazemos parte dos lobos que, através dos meios de comunicação e da política, diariamente estão condenando e culpando os cordeiros pela desordem social? Se estamos no lado dos acusadores, é sinal evidente que fazemos parte da matilha dos lobos.
Crer numa sociedade sem lobos. É possível. Não em nível mundial e nem nacional. Onde está a corrupção ali estão os lobos. Nem em nível de sociedade grande. Podemos sonhar a utopia de uma sociedade sem lobos somente ali pertinho de nós. Ali na comunidade pequena, na vizinhança, na família, no ambiente de trabalho, podemos criar um clima de paraíso e de um novo céu e nova terra. Que bonito o patrão sentar-se junto com o operário, o pai junto com o filho, o vizinho com o vizinho! É possível! Há experiências lindas, em tamanho pequeno, de eliminação de diferenças entre lobos e cordeiros, onde se pode criar uma sociedade de irmãos e irmãs, que se respeitam e se amam. Esse é o sonho de Deus. O sonho que toda pessoa humana normal sonha junto com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário