sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

POR QUEM OS SINOS DOBRAM???

Por iniciativa da Organização das Nações Unidas, 2011 foi declarado o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é chamar atenção da opinião pública mundial para a lastimável situação do planeta e sua biodiversidade. A preocupação não é de hoje. A ONU, em 2003, alertou sobre o problema da água em nível mundial; em 2009, sobre a biodiversidade.

As recentes tragédias - enchentes e secas - têm muito a ver com o descaso do homem pela Terra, a sua casa. No primeiro capítulo da Bíblia, Deus confia ao homem o cuidado do Jardim Terreal. A tarefa não foi cumprida. É velha, mas cada vez mais atual, a frase: Deus não se vinga nunca, os homens às vezes, a natureza sempre.
As florestas cobrem, atualmente, 31% do planeta Terra e são responsáveis diretas pela vida de 1,6 bilhão de pessoas. Se a humanidade não repensar com urgência as próprias atitudes, uma série de dolorosas consequências será sentida num futuro próximo. A perda da biodiversidade, as mudanças climáticas, os assentamentos clandestinos, as diferentes poluições trarão um cortejo de sofrimentos, fome, perda de qualidade e a ameaça à própria sobrevivência”. Não perguntes por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”, adverte o poeta inglês John Donne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário