quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PARA VOCÊ ONDE QUANDO NASCEU JESUS?

Onde e quando Jesus nasceu? A resposta continua em aberto. Para Maria Madalena, Ele nasceu, um dia na Betânia, quando Ele olhou para ela com um olhar luminoso de pureza e lhe falou de uma vida nova. Para Francisco de Assis, Ele nasceu na praça central de sua cidade quando, diante do bispo, entregou ao pai seu dinheiro e suas próprias roupas e declarou: “De hoje em diante tenho um só Pai, que está no céu”.

Para o apóstolo Tomé este nascimento foi no instante que o Mestre, que voltara da morte, pediu que ele pusesse o dedo em suas chagas. Para Paulo de Tarso, o nascimento de Jesus ocorreu na estrada que leva a Damasco. Seu projeto era perseguir e prender os discípulos desse homem. Uma luz o cercou e uma voz perguntou: Paulo, por que me persegues? (At 9,3). Pedro, que seria o primeiro Papa, teve certeza do nascimento de Jesus no palácio de Caifás, quando o galo cantou pela terceira vez e Jesus olhou para Ele, com um olhar marcado pelo amor e pelo perdão.
Para Lázaro de Betânia, esse nascimento teve lugar quando Jesus se aproximou do seu túmulo e disse: Lázaro, vem para fora, levante e ande (Jo 11,44). O nascimento de Jesus, para Agostinho de Hipona, aconteceu quando abriu a Bíblia, obedecendo a uma criança que pediu: toma e lê! Para Teresa de Calcutá, Ele nasceu nas imundas ruas indianas, quando viu pobres, velhos e doentes, abandonados para morrer. Para Maria, Jesus nasceu em Belém, quando tomou o Menino em seus braços e com Ele começou um Tempo Novo, que seu povo sonhara durante séculos.
É inútil procurar na folhinha da parede e no calendário. Jesus nasce individualmente na vida de cada um. É uma experiência inteiramente pessoal e que modifica para sempre uma vida. É uma experiência pessoal que pode levar ao martírio, ao deserto ou à missão. É esta experiência que nos situa: antes ou depois Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário