terça-feira, 30 de abril de 2019

QUEREM ACABAR COM A FILOSOFIA?


Resultado de imagem para filosofia
Querem acabar com a filosofia. Muito bem: acabarão com a veterinária. Acabarão com a engenharia. Acabarão com a medicina. Acabarão com a história e a sociologia, e levarão todo o resto a rodo. É muito fácil entender por que acabar com a filosofia é acabar com o ensino. A epistemologia, que nada mais é que a parte da filosofia que se ocupa do método científico, está na base de qualquer conhecimento estruturado e metodológico, como é o caso da veterinária, da engenharia, da medicina, da história, da sociologia e da própria filosofia quando pensa sobre a sua própria forma de pensar o mundo. Pois é, sem filosofia não há conhecimento.

Sem filosofia, há versões, conversa fiada, interpretação. Há quem pense que assim tudo fica mais fácil, simples, descomplicado: não é preciso nem fazer o esforço de pensar! Basta emitir opiniões e gritar mais alto, caso alguém manifeste elucubração diferente: mas é isso que eu acho!

Sem filosofia, no entanto, prepare-se para dar adeus ao dentista: não adianta fazer sorriso amarelo. Sem filosofia, diga tchau às modernas técnicas de geolocalização. Desapegue-se da tecnologia. Mande às favas os sistemas hidráulicos. Ignore a pesquisa médica. Cultive o desinteresse pela segurança alimentar. Esqueça, enfim, tudo o que requeira método, processos, critérios, conclusões, análise, pressupostos, consequências, efeitos colaterais, riscos, prevenção de desastres. Coloque na conta novas tragédias, desabamentos e resignação diante dos acidentes evitáveis: sem epistemologia a ciência fica desprovida de métodos, somos entregues ao acaso.

E a história? Odeie. Odeie a literatura. Odeie a sociologia. Embora as ciências humanas exijam rigor epistemológico (portanto, filosófico), imagina-se que essas áreas do conhecimento valem-se apenas de filosofia (sic), como se esta palavra tivesse o significado de opinião geralmente contrária (o que quer que seja o contrário) ao que alguém considera absoluto, verdadeiro, imutável e incontestável. Por isso, a história e a sociologia podem, sim, ser odiadas: porque se valem da filosofia. E a filosofia deve ser banida. Não serve para nada.

Na verdade, quando o que nos resta é apenas o ódio, a filosofia já está morta e enterrada. Já estamos no domínio da irracionalidade, da falta de debate. O grito é o anúncio do soco e o soco precede o tiro. Sim, vamos acabar com a filosofia, vamos dar porte de armas para todo mundo. Abaixo a civilização!

Os que se dizem filósofos mas não conhecem a epistemologia mal sabem que ao demonizarem a filosofia não acabam apenas com a história, e portanto com a memória do passado, não apenas reduzem o pensamento humano à barbárie do intelecto e jogam-nos no deserto do tempo; não se resumem a anunciar a caverna do futuro como lugar distante da civilização. Os que não sabem o que é epistemologia também despedem-se do conhecimento científico, do progresso, da tecnologia e de tudo o que requer rigor, sistematicidade, previsibilidade, hipóteses, estudo: fazem isso sem saber que o fazem. Querem acabar com a filosofia: é um perigo! Muito bem!

Agora vejamos a biografia de Sócrates, a sua condenação e o que aconteceu com a sua filosofia ao longo dos séculos. Ah, querem acabar com a filos
ofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário