quinta-feira, 30 de julho de 2015

LUTANDO POR UM BRASIL MELHOR


Algumas vozes do Supremo, a exemplo do ministro Marco Aurélio Mello, fazem críticas ao absurdo que tenta permitir que a Justiça aceite provas obtidas de modo ilícito, como a escuta ilegal em celas e áreas comuns de prisões.

Outro aspecto importante - que certamente o procurador não admite seja criticado por se tratar de iluminação divina - e que está sendo ignorado pela Operação lava Jato é o fato do artigo 2 da lei que define a "Colaboração Premiada" dizer que ela deve permanecer em segredo até a apresentação da denúncia.

Antes disso, só pode ser conhecida pelo juiz, pelo advogado, pelo Ministério Público. Todos sabem que no Brasil a regra é desrespeitada pela promiscuidade de advogados, delegados, procuradores e jornalistas.

Vazamentos seletivos acontecem a todo momento de acordo com interesses os mais escusos possíveis.

Nos Estados Unidos, a veiculação de informações de um inquérito criminal em jornais e tevês provoca obrigatoriamente a anulação do julgamento. No Brasil alguns togados tentam provar que estão acima do bem e do mal e que vazamentos devem ser tolerados e estimulados.

O mês de agosto chega com um holofote em todas estas questões armadas pela aliança das forcas de direita no Judiciário, no Legislativo e na grande mídia contra a permanência no poder de uma presidente eleita democraticamente.

Será um mês decisivo. A guerra não está ganha, para nenhum dos lados. O quadro é grave. Muitas batalhas ainda estão por ser definidas.

O ponto positivo de tudo isso é que nunca na história deste país a sociedade pode perceber e ter acesso a uma discussão que disseca tão bem as entranhas do jogo pelo poder e suas ramificações.

Luzes se acendem cada vez mais aqui e ali em defesa da democracia, da Constituição, da observância dos direitos fundamentais, no meio jurídico, político, acadêmico, sindical, nos movimentos sociais.

E isso deveríamos ensinar para nossas crianças desde cedo nas escolas: é necessário ter coragem para dizer verdades, quando a maioria não está preparada para compreender a extensão delas. É necessário ter coragem para enfrentar as consequências. É necessário ter sempre coragem para continuar lutando por um Brasil melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário