sábado, 23 de fevereiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS

É tempo de volta às aulas! Nada melhor do que começar o ano letivo com atitudes positivas que ajudam a garantir um bom rendimento. Segundos os orientadores educacionais, além de envolver-se com os estudos, é importante dormir e comer bem, ser organizado e reservar momentos para o descanso e o lazer. A seguir, algumas dicas. 

- Regular o sono: durante as férias, a regra é sair da rotina, dormir tarde e acordar tarde. Agora, é hora de voltar ao ritmo do ano letivo. Aos poucos, dormir mais cedo e acordar mais cedo também, para garantir a energia necessária ao aprendizado. 

- Local de estudo: que tal renovar seu local de estudos? Fazer uma faxina em prateleiras e gavetas, tirar o que não vai mais usar e abrir espaço para materiais novos. Com tudo organizado, ficará mais fácil achar o que precisa. O local também deve ser confortável, sossegado, arejado e bem iluminado.

- Organização: não basta ter uma agenda, é preciso usá-la na rotina escolar. Anotar as aulas de cada dia e as atividades extras da semana, marcar informações sobre lições de casa, provas ou trabalhos. Olhar a agenda diariamente para organizar o tempo e não ficar devendo nada na escola. 

- Perguntar: o melhor é não deixar que as dúvidas se acumulem. Se não entender algo, perguntar ao professor na hora, para não prejudicar a realização da lição de casa e não ficar perdido para a aula seguinte. 

- Bom aluno: estudar para as provas com antecedência, caprichar mais nas pesquisas, cuidar melhor do material e não deixar a lição de casa para última hora.

- Estudar em grupo: é uma ótima maneira de aprimorar os estudos e tirar suas dúvidas de maneira dinâmica.

- Lazer: reservar espaço para a diversão, o lazer. Faz parte da vida do estudante um tempo específico para o descanso. Dosar essa necessidade com as obrigações escolares vai garantir um equilíbrio diário que ajuda a manter um bom desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário