sábado, 23 de fevereiro de 2013

A MOCHILA E SEUS PROBLEMAS

Mochilas pesadas são uma constante na vida dos estudantes. Para evitar a sobrecarga, prevenindo dores e problemas na coluna, os médicos recomendam, todos os anos, que a mochila não deve pesar mais que 10% do peso do estudante. Um jovem de 45 quilos, por exemplo, não deve carregar uma mochila cujo peso esteja acima de 4,5 quilos.
Para aliviar a carga, a dica é carregar apenas o material necessário para cada dia, reorganizando a mochila diariamente. Itens mais pesados devem ser organizados na abertura principal da mochila; os bolsos externos servem para objetos mais leves. Se e escola oferecer armários para o aluno deixar livros e outros materiais, é recomendado usá-los. Evitar cadernos de capa dura e usar fichários são outras dicas que podem ajudar. 
Ao carregar a mochila, independentemente do peso, o ideal é usar as duas alças sobre os ombros, para distribuir melhor a carga e o volume. O fundo da mochila deve estar sempre apoiado na curva da região lombar, pois se estiver muito abaixo ou acima pode agravar problemas de postura. Bolsas de uma só alça não são recomendadas. Se não for possível diminuir o peso, uma boa opção são as mochilas de rodinhas, lembrando que a alça das mesmas não deve ser nem maior nem menor que a altura do braço estendido. Preferencialmente, a criança deve alternar os braços ao carregar para evitar excesso de esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário